RS deve ter temperaturas negativas, geada e até neve nos próximos dias

Conforme o boletim meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o pico de frio ocorre até o início da próxima semana. 

Compartilhe:

O Rio Grande do Sul vai enfrentar uma das maiores ondas de frio dos últimos anos. Entre esta quinta (4) e o domingo (7/7), a presença de uma forte massa de ar frio manterá o tempo firme. O Estado pode registrar temperaturas negativas e formação de geadas generalizadas. Não se descarta também queda de neve.

Conforme o boletim meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o pico de frio ocorre até o início da próxima semana.

Nesta sexta-feira (5/7), um ciclone extratropical no mar favorecerá a ocorrência de chuvas fracas nas faixas Leste e Nordeste. A combinação de ar frio no continente com a umidade proveniente do oceano poderá gerar condições de queda de neve. Mas não se descarta a ocorrência de chuva congelada por causa das baixas temperaturas no RS.

As áreas mais propícias para a ocorrência de neve, conforme os meteorologistas, são no Sul e Norte gaúcho. No Sul e Campanha, a chance é baixa. Mas pode ocorrer entre as cidades de Bagé, Pinheiro Machado, Canguçu e Pelotas e cidades próximas.

Já no Norte e Nordeste do RS, a área com possibilidade de precipitação invernal é maior. Há chance de média a grande de ocorrer neve na Serra, como em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Canela e Vacaria e cidades próximas. No entanto, também há possibilidade menor da ocorrência de neve nas cidades ao redor de Passo Fundo e Erechim, no Planalto.

De acordo com a Climatempo, a precipitação de neve pode ocorrer durante todo o dia nesta sexta-feira. Em Santa Catarina, a região de Campos Novos, Lages, de Caçador, além das cidades mais altas da serra catarinense como Urubici, São Joaquim, Urupema estão entre as áreas com grande chance de ver a neve.

Frio perde força na semana que vem

A partir do sábado o tempo volta a ficar firme. O frio prossegue até o domingo, mas começará a perder um pouco de força.

Na segunda (8/7), o frio intenso seguirá predominando em todo o Estado. Na terça (9/7) e quarta-feira (10/7), as temperaturas terão uma ligeira elevação, principalmente durante o dia. Mas ainda há possibilidade de geadas isoladas no Planalto e nos Campos de Cima da Serra.

O volume de chuva esperado é baixo, e deverá ser inferior a 5 mm na maioria das regiões. Em alguns municípios não deve nem chover. Somente no Planalto, Serra do Nordeste e no Litoral Norte os índices devem oscilar entre 10 e 15 mm. Nos Campos de Cima da Serra, a chuva pode alcançar os 20 mm.


Compartilhe: