Robô social mais avançada do mundo contará histórias infantis em festival

A robô social mais avançada do mundo, apelidada carinhosamente de FAB, será uma das atrações do BS Kids Festival. O evento, que é gratuito, ocorre no Shopping Iguatemi neste mês.

A robô, fabricada na Suécia, é o primeiro exemplar da América Latina. Ela está sendo “treinada” para ser o atendimento permanente da Fábrica do Futuro, ecossistema de inovação localizado no Quarto Distrito, em Porto Alegre.

No festival, ela mediará a contação de obras clássicas do universo infantil em uma versão atualizada para o presente. A robô ficará ao lado das contadoras e pedagogas Míriam Vites e Danusa Cunha.

A atividade será nos dias 19, 20, 26 e 28 de julho, sempre às 16h, no Hub Content, espaço localizado na praça Érico Veríssimo.

“Muito se fala sobre a interação dos humanos com as máquinas no futuro. Trazer isso para perto das crianças é uma forma de antever como será essa relação na prática. Além disso, o fato de um robô contar histórias para os pequenos estimula ainda mais a imaginação e a criatividade diante da leitura”, destaca Danusa.

FAB

A FAB apresenta uma imagem feminina que atende e responde às expressões e falas do usuário. Ela também utiliza técnicas de mapping e projeção facial.

Com menos de um ano, ela já tem currículo para trabalhar em diferentes profissões, podendo ser professora e recepcionista, por exemplo.