Policial civil é morto e outro ferido durante operação em Montenegro

A morte do policial Edler Gomes dos Santos, 54 anos, ocorreu durante cumprimento de mandados no distrito de Potreiro Grande, área rural de Montenegro, no Vale do Caí.

Um policial civil foi morto e outro foi baleado no rosto durante uma ação realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O objetivo era realizar uma ação contra crimes rurais em 37 municípios gaúchos. De acordo com a Polícia Civil, o bandido que atirou no policial foi morto.

A morte do policial Edler Gomes dos Santos, 54 anos, ocorreu durante cumprimento de mandados no distrito de Potreiro Grande, área rural de Montenegro, no Vale do Caí. O escrivão era lotado no Denarc (Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico) e foi convocado a participar da operação.

Conforme a Polícia Civil houve um confronto em uma área próxima à Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro. O escrivão e mais três policiais cumpriam um mandado em um suposto depósito de armas usadas em abigeatos.

Quando os policiais chegaram ao local, foram recebidos a tiros de espingarda uma espingarda calibre 12. Foram realizados dois tiros através de uma porta de madeira. De acordo com análise pericial, não houve mira por parte do atirador. O primeiro disparo atingiu o escrivão Edler na região da cabeça. O outro disparo feriu o segundo policial civil no rosto.

No tiroteio que se seguiu, o bandido também foi morto pelos policiais. O meliante ainda não teve o nome divulgado pela polícia. Seria um homem de 60 anos, com diversas passagens pelo crime de abigeato. De acordo com a Polícia Civil, ele não era vinculado a quadrilhas envolvidas com tráficos ou homicídios.

Operação

A operação contra os crimes de abigeato ocorre em 37 cidades do Rio Grande do Sul. Até às 10h da manhã, onze suspeitos de participarem dos crimes haviam sido presos. As cidades onde ocorreram as prisões foram Santa Rosa, Alto Alegre, Soledade, Caxias do Sul, Dom Feliciano, Canela, Canoas e Cachoeira do Sul.

Os policiais também apreenderam armas de diversos calibres.

Nota da Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do escrivão de polícia Edler Gomes dos Santos.

Edler faleceu nesta manhã, 16 de julho de 2019, durante cumprimento do seu dever como policial e defensor da sociedade, enquanto cumpria ordem judicial durante operação policial em Montenegro. O policial civil foi alvejado com disparo de arma de fogo durante a ação.

Edler, 54 anos, se formou em 2010 e estava lotado na Delegacia de Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

A Polícia Civil se solidariza com a dor dos familiares, policiais e amigos, diante desta perda irreparável.