Orquestra e Senhor dos Anéis se unem para encantar o público no Araújo Vianna

A Terra-Média e seus personagens fantásticos presentes nas histórias de J. R. R. Tolkien tomaram conta do Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre na noite deste domingo. A capital gaúcha recebeu o espetáculo “Lord Of The Rings In Concert”, apresentação na qual, sob o comando do maestro chinês Shih Hung Young, 250 músicos da Orquestra Sinfônica Villa Lobos interpretaram ao vivo a trilha sonora ganhadora do Oscar, do compositor Howard Shore, enquanto o filme “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, de Peter Jackson, foi exibido em tela gigante de alta definição.

Os fãs logo encheram as dependências do auditório e viram maravilhados a execução musical que criou uma atmosfera emocionante e dramática, dando à jornada do longa metragem uma riqueza de detalhes impressionante. A grandiosidade do evento rivaliza com a grandiosidade do próprio filme. Uma estrutura robusta foi montada no local para suportar a tela imensa na qual a história foi mostrada ao público e o palco ficou inteiramente tomado pelos músicos. Na parte de trás da orquestra, um coral foi dividido com as vozes masculinas à direita, as femininas no centro e o coral infantil à esquerda.

Quando as luzes se apagaram, as primeiras notas dos violinos, violoncelos, baixos, metais e demais instrumentos, inclusive uma harpa, foram acompanhadas da sequência inicial do filme e instantaneamente os presentes se viram imersos em uma incrível experiência sensorial e emocional.

Destaca-se a impecável apresentação da solista norte-americana Kaitlyn Lusk, que com voz suave e impecável fez os expectadores viajarem pela fábula de Tolkien. Como o filme tem duração de mais de 3 horas, o espetáculo foi dividido em dois atos de, aproximadamente, 1h40 minutos cada. Na primeira parte, o longa foi exibido até o momento em que é formada a “Sociedade do Anel”.  Na parte final, o enredo conta com uma escalada de tensão dramática, as músicas ganham acordes mais potentes e o incrível coral mostra a beleza das canções enquanto o desenrolar da história narra a jornada dos personagem enfrentando perigos e batalhas.

Não é possível saber se Frodo, Gandalf, Samwise Gamgee ou mesmo Aragorn se sentiriam à vontade saindo do Auditório Araújo Vianna e ampliando sua jornada pelos caminhos do parque da Redenção, mas o que podemos ter certeza é que os porto-alegrenses aprovaram o evento e que os músicos da orquestra retribuíram com sorrisos e acenos do palco. Porto Alegre tem recebido diversos espetáculos nos quais a música clássica e a cultura pop se misturam, trazendo o grande público para uma área mais próxima da canção erudita. Percebe-se que, aos poucos, vai se fixando uma parcela bastante considerável de interessados neste tipo de evento. Ao final da apresentação, a execução do último tema enquanto os créditos do filme eram exibidos na tela seguiu-se de longa sessão de palmas e gritos entusiasmados da plateia.