Operação suspende atividades de três estabelecimentos comerciais

Os órgãos de fiscalização finalizaram nesta sexta-feira (19) uma operação de quatro dias na região pelo Rio Grande do Sul.

As ações foram realizadas nos municípios de Passo Fundo, Rondinha, Ronda Alta, Nova Boa Vista, Erechim, Getúlio Vargas, Tapejara, Marau, Casca, Água Santa, Círiaco e Muliterno.

Participaram da operação órgãos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Comando Ambiental da Brigada Militar.

Foram fiscalizados 47 empresas que realizam as atividades de frigorífico, posto de combustíveis, laticínio, beneficiamento de grãos, fabricação de móveis, máquinas agrícolas, colchões e guindastes. E também de curtume e depósito de agrotóxicos, entre outras. A fiscalização chegou a esses locais por meio de denúncias.

Durante a operação, foram suspensas as atividades de um posto de combustíveis em Ronda Alta, de uma desinsetizadora em Getúlio Vargas e de uma empresa de descontaminação de tanques de produtos químicos em Passo Fundo. “Todos sem autorização para funcionar e com potencial risco de causarem contaminação ambiental.”

Pássaros silvestres

A ação também apreendeu 80 pássaros silvestres em 11 locais fiscalizados. Os fiscais identificaram que vários animais foram submetidos a maus-tratos. Os donos poderão responder administrativamente por crime ambiental.

Trinta e oito aves foram devolvidas à natureza e as demais serão encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Alegre.

Os responsáveis pela operação não divulgaram os nomes das empresas fiscalizadas.