Operação apreende alimentos e autua sete bancas do Mercado Público em São Borja

Uma operação da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar fiscalizou oito bancas do Mercado Público, em São Borja, nesta quarta-feira (17). Na ação,  sete estabelecimentos foram autuadas.

Segundo o Ministério Público, os agentes apreenderam cerca de 430 quilos de produtos alimentícios impróprios para o consumo.

De acordo como o Ministério Público, os estabelecimentos autuados e que tiveram produtos apreendidos foram as bancas 05, 06, 07, 08, 09/10 (Açougue Popular), 11 (Búfalo Nobre) e 16.

Os principais problemas encontrados foram a existência de produtos sem procedência. “Carnes, incluindo peixes, além de leite, compotas de doces artesanais, mel, aipim, bolos e outros.”

Os agentes também encontraram produtos vencidos ou sem inspeção. O Ministério Público ressaltou que a Banca 17 foi fiscalizada pela força-tarefa, que não detectou nenhuma inadequação.

O prédio do Mercado Público também apresentou irregularidades, entre elas, a inexistência de Plano de Prevenção Contra Incêndio.

O que será objeto de investigação na Promotoria Especializada, com atribuição na ordem urbanística, segundo o Ministério Público.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, ressaltou  sobre a importância deste tipo de ação.

“Resulta em conscientização, tanto de proprietários de estabelecimentos, quanto fornecedores, para que os alimentos cheguem ao consumidor em condições adequadas.”

Também participaram da operação os promotores de Justiça de São Borja Melissa Juchen e Fernando Gonzalez Tavares, representantes da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal de São Borja, da Secretaria Estadual da Agricultura e da Brigada Militar.