Oi fornece infraestrutura e monitoramento de Rede, TI e Segurança para a Game XP

A Oi é responsável por fornecer e monitorar ininterruptamente toda a infraestrutura de Telecom, TI e Segurança da Game XP, maior evento de games da América Latina, que acontece de 25 a 28 de julho no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com salas de controle localizadas no Game Park e no CGR (Centro de Gerência de Rede), no Rio de Janeiro, a empresa disponibiliza links de dados de altíssima capacidade (12 Gbps), 26 km de fibra óptica, antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G, e Oi WiFi com capacidade para 300 mil conexões simultâneas para atendimento ao público visitante e também para a própria Game XP. Ao todo, são mais de 300 equipamentos instalados pela Oi para garantir a conectividade com alta velocidade e robustez ao evento.

Para realizar o monitoramento de toda essa infraestrutura, a Oi conta com um NOC (Network Operation Center) instalado dentro da Game XP. A estrutura futurista de dois andares tem como atração imensos telões de LED, que mostrarão, em tempo real, informações como o tráfego de dados online, o número de pessoas conectadas e a distribuição da rede. Por meio de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), a Oi também fará o monitoramento de abertura de portas, energia e temperatura de equipamentos em pontos estratégicos, proporcionando assim a melhor experiência em dados para o público visitante.

Por meio do GIS – Gestão Integrada de Serviços –, a Oi fará o monitoramento da rede de dados e segurança do evento, via portal único com visões consolidadas e online, com processos baseados nas melhores práticas de mercado.

A plataforma permitirá o gerenciamento dos links de dados, controle de temperatura e alimentação de energia dos equipamentos, atenuação de fibra e o controle de tráfego da rede, além do monitoramento do serviço Oi WiFi, provendo visibilidade da quantidade de pessoas conectadas por hotspot e possibilitando ações preventivas.

A companhia, que é parceira da Game XP pelo terceiro ano consecutivo, também leva ao NOC soluções de TI que complementam o portfólio para grandes eventos, implementando plataformas de telepresença, vídeo analytics e mapa de calor.

“Temos expertise como provedora de soluções digitais integradas para eventos nacionais e internacionais, como o Rock in Rio e a Conferência Rio+20. Na Game XP do ano passado, por exemplo, registramos o tráfego total de 34,2 terabytes, superando o volume da final da Copa do Mundo 2014. A Oi tem a maior de rede de transporte do Brasil, com mais de 360 mil km de fibra, com alta capacidade, o que nos garante um diferencial competitivo, tanto para atender eventos e empresas, quanto para oferecer serviços ao cliente final”, afirma Gustavo Brambila, diretor de Infraestrutura da Oi.

A Oi vem investindo no desenvolvimento de soluções digitais integradas de TICs para grandes eventos e empresas de grande porte, fazendo frente aos desafios dos clientes que demandam soluções completas que atendam às suas necessidades.

“Estamos capacitados para atender as demandas atuais dos nossos clientes que avançam rumo à transformação digital. Seja para grandes eventos ou para o setor corporativo, a Oi, como provedora e integradora de soluções digitais, consegue oferecer a melhor solução que atenda a necessidade de negócio do cliente. Pode ser geração de novas receitas, redução de custos ou prover uma grande experiência de uso para o público, como na Game XP”, comenta Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Soluções digitais da Oi na Game XP

GIS – O Gestão Integrada de Serviços (GIS) é um serviço gerenciado que inclui todos os itens necessários para o gerenciamento da rede de dados e segurança de clientes públicos e privados através de um portal único via web com visões consolidadas e online, processos baseados nas melhores práticas de mercado e profissionais altamente qualificados.

Vídeo analytics – Trata-se de uma plataforma de videomonitoramento inteligente para a análise de imagens que tem como objetivo melhorar a segurança de locais públicos e privados. O sistema oferece flexibilidade e dinamismo, através de uma plataforma de armazenamento, análise de imagens e correlação de eventos emcloud. Entre seus recursos, destacam-se alarmes de detecção de acesso indevido a área restrita e comportamentos suspeitos, reconhecimento facial automático, leitura de placas (para identificação de carros roubados ou irregulares, por exemplo), entre outros. Na Game XP, a solução será responsável por monitorar o NOC, garantindo o acesso somente de pessoas autorizadas ao local.

Telepresença – Solução de videoconferência que recentemente agregou dois novos serviços: a Sala Virtual Avançada (Webex Event) e a Aplicação de Espaços Virtuais e Colaboração (Webex Teams). Com a plataforma, médias e grandes empresas passam a dispor de uma tecnologia desenvolvida para realizar reuniões via terminais de vídeo com alta resolução e software hospedado em nuvem que permitem, como novidades, a realização de transmissão de evento com até mil participantes conectados por sala virtual; o uso de ferramenta de monitoramento de atenção e controle de áudio dos usuários; a troca de mensagens com colaboradores e pessoas externas à organização; o armazenamento de arquivos em espaços virtuais para consulta e colaboração de projetos, entre outras funcionalidades. Durante a Game XP, a solução será utilizada para conectar e facilitar a comunicação entre o NOC do evento, o Centro de Gerenciamento de Rede (CGR) e o Centro de Gerência de Segurança (CGS) da Oi, ambos no Rio de Janeiro, e o Security Operations Center (SOC) da Oi, em São Paulo.

WiFi 3.0+ – A solução de WiFi da Oi para o mercado corporativo, o Oi WiFi 3.0 +, conta com canal para publicidade de produtos e serviços e ferramentas para customizações auxiliando as empresas na geração de novas receitas. Voltada para setores do Varejo, Indústria Alimentícia e Financeiro, a plataforma atua em conformidade ao Marco Civil da Internet e possui funcionalidades como mapa de calor, tempo de conexão, filtro de acesso e login social. Outras funcionalidades do portal de gestão de acesso à rede WiFi incluem filtro ao conteúdo acessado, prevenindo a navegação em sites indesejados, o registro e arquivamento de informações do usuário, resguardando os clientes corporativos de possíveis maus usos por parte de seus clientes em seus estabelecimentos. Na Game XP, a solução será utilizada em duas frentes de atuação: para a rápida localização dos técnicos Oi para possíveis reparos na rede; e para gerar visibilidade das localidades com alta concentração de acesso à rede WiFi, provendo remanejamento de recursos para garantir a melhor experiência de conexão.

Gestão de Facilities (IoT) – Solução com sensoriamento de salas de equipamentos, com monitoramento de energia, temperatura e acesso físico, garantindo redução de custos com o reconhecimento de problemas ao evitar deslocamentos desnecessários das equipes para a verificação. As informações são exportadas para um dashboard e também permite integração com outros sistemas de gerência. Ao longo da Game XP, a solução será responsável pelo monitoramento de abertura de portas, energia e temperatura de equipamentos em pontos estratégicos, proporcionando assim a melhor experiência em dados para o público visitante.