Governador Leite projeta fim da duplicação da ERS-118 em 2020

O governador Eduardo Leite (PSDB) prometeu que a ERS-118 deve ter a duplicação concluída entre a metade e o fim de 2020. Seria o fim de um martírio de 14 anos para motoristas e moradores dos 21,5 quilômetros por onde a estrada passa.

De acordo com o governo, 70% das obras estão feitas. No entanto, são as 30% restantes que emperram o tráfego de veículos e os acessos aos bairros de Sapucaia do Sul, Cachoeirinha e Gravataí.

Há duas semanas o governo recebeu R$ 131 milhões de um empréstimo contraído no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Isso destravou as obras, que seguiam em arranca e para desde o meio do último ano da gestão de José Ivo Sartori, do MDB, (2015-2018).

“Por muito tempo, o problema foi falta de dinheiro e intermitência nos pagamentos. Agora, todo o recurso está assegurado e segue o fluxo normal de uma obra complexa, por se tratar de uma área urbana. A população pode ter a tranquilidade de que até o final do próximo ano essa obra estará concluída”, prometeu Leite. Ele é o sexto governador a especular um prazo para o fim da obra.

As obras iniciaram em 2006, no governo de Germano Rigotto, do MDB (2003-2006). No entanto, o projeto remonta a 1996, na administração de Antônio Britto (1995-1998).

A duplicação da ERS-118 é considerada “fundamental” para desafogar os problemas de tráfego na Região Metropolitana. Mas, enquanto não fica pronta é sinônimo de problemas, como congestionamentos, má sinalização e acidentes.

Como está a obra

Duplicação e restauração km 11 ao 21,5 (lote 1 – Construtora Sultepa)

– Da pista nova (de duplicação), 90% dos serviços foram executados. Falta concluir os acessos aos viadutos Rondon e sobre a ERS-020.
– Em relação à recuperação da pista antiga, 55% das atividades foram realizadas.
– Nas ruas laterais, 75% das obras estão executadas.

Duplicação e restauração km 5 ao 11 (lote 2 – Construtora Sultepa)

– Estão concluídas 88% das obras do contrato.
– Da pista de duplicação, 85% dos serviços foram executados.
– Das ruas laterais, 90% dos serviços estão finalizados.
– Falta concluir os acessos à transposição do poliduto da Transpetro.

Duplicação e restauração km 0 ao 5 (lote 3 – Construtora Toniolo Busnello)

– Aproximadamente 50% concluída.
– A pista de duplicação está com 45% dos serviços realizados.
– A restauração da pista antiga ainda não havia iniciado para não prejudicar o tráfego de veículos.
– As ruas laterais estão com 25% dos trabalhos executados.