Estudante de Novo Hamburgo participa de importante feira de ciências na China

Estudante da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, participa de importante feira de ciências na China.

Giovana Berti Mantovani, 18 anos, é aluna do curso técnico de Química e está na 34ª China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic) em Macau. O evento vai até sexta-feira (26).

A estudante ganhou o Prêmio Killing de Tecnologia na Mostratec do ano passado. Graças a isso, pode estar presente neste importante evento de ciência e tecnologia voltado a estudantes do Ensino Médio.

O projeto apresentado por Giovana é um estudo que investigou o detergente acabi (derivado do breu branco, uma resina extraída do pinheiro), comprovando ser possível minimizar os danos às células sadias, já que um dos problemas da quimioterapia é que parte dos tratamentos convencionais prejudica tanto as células cancerígenas como as células saudáveis. A orientação é da professora Karla Kereski Ruschel.

Projetos

Neste ano, são 437 projetos inscritos, de 56 países. Na categoria dos projetos internacionais, estão presentes 92 trabalhos.

Todos os participantes estão alojados na Universidade de Macau, local onde acontecem também as cerimônias de abertura e premiação. A exposição dos projetos ocorre na Cotai Expo.