Estudante de Letras da UFRGS é encontrado morto na China, confirma Itamaraty

Leonardo Cláudio da Rosa fazia intercâmbio na cidade de Chongqing, no sudoeste da China. As causas da morte não foram divulgadas.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte de um estudante de Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) que estava na China. Leonardo Cláudio da Rosa, 23 anos, fazia intercâmbio na cidade de Chongqing, no sudoeste daquele país.

A causa ainda não foi divulgada, mas segundo o Instituto de Letras da universidade, Leonardo foi vítima de um crime. De acordo com o Itamaraty, a informação que Leonardo foi encontrado morto partiu das autoridades chinesas.

A UFRGS foi comunicada da morte do estudante nesta segunda-feira (15) pelo Itamaraty. “Faremos o que estiver a nosso alcance para que as autoridades brasileiras busquem junto ao governo chinês o esclarecimento cabal dessa incompreensível tragédia”, informou a Universidade.

Leonardo estava em um intercâmbio para estudar mandarim e a literatura chinesa. Ele estava no país desde o segundo semestre do ano passado, conforme a Universidade. A UFRGS disse que está prestando solidariedade aos familiares. Leonardo era natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e cursava Letras desde 2015.

“O Itamaraty também está em contato com os familiares do Sr. da Rosa, com vistas a orientá-los quanto aos trâmites burocráticos para o traslado do corpo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.

O intercâmbio era promovido pela universidade em parceria com o Instituto Confúcio. A instituição, que possui vínculos com o Ministério de Educação da China, disse que ficou sabendo da morte do jovem quando familiares entraram em contato, buscando maiores informações sobre as circunstâncias do óbito.

Outros dois alunos do Rio Grande do Sul também estão na China no mesmo projeto de intercâmbio, conforme a organização. No entanto, eles foram para outras cidades chinesas.

*com informações da Ansa Brasil