Duas mulheres são mortas em barreira da PF no Sul do RS; homem e criança foram baleados

Duas mulheres morreram em após um tiroteio em uma barreira policial realizada pela Polícia Federal em Cristal, no Sul do Rio Grande do Sul. Conforme a PF, houve uma tentativa de transpassar o bloqueio para a realização do resgate de criminosos que participaram de um ataque a banco na região. Um homem e uma criança, de 4 anos, ficaram feridos na ação.

De acordo com os policiais, o caso começou por volta das 23h30 da noite de terça-feira (16). Dois veículos – um Chevrolet Celta e um Honda Civic – furaram uma barreira que foi montada em uma estrada que liga o município de Cristal a Amaral Ferrador.

Os policiais voltaram a fechar a barreira adiante e, em um segundo momento, houve uma troca de tiros. Moradores relataram que, em poucos segundos, ouviram dezenas de disparos.

Duas mulheres, que estavam uma em cada veículo, morreram. Elas foram identificadas como Daniela Weinsmann, 35 anos; e Aline Schmidt Pirola, 25 anos. Ambas eram moradoras de Lajeado, no Vale do Taquari. As duas não tinham antecedentes.

Um homem também foi baleado. Conforme a PF, era condenado por homicídio e tentativa de homicídio e deveria estar em prisão domiciliar. O nome do criminoso, que seria envolvido com uma quadrilha de assalto a bancos, não foi divulgado até às 10h da manhã desta quarta-feira. Ele foi transferido para Camaquã e está sob custódia da PF. Ele era casado com Daniela e pai do menino que foi ferido.

Uma pistola foi apreendida em um dos veículos. De acordo com a PF, haviam cápsulas da arma deflagradas.

Criança ferida

O menino que foi ferido tem apenas 4 anos de idade. Ele estava em um dos carros atingidos pelos tiros e foi ferido na cabeça, nos braços e na nádega. A criança foi atendida ainda na cidade de Cristal com ferimentos considerados graves.

Diante do quadro, ele foi transferido para Camaquã e, posteriormente, para Porto Alegre. O estado segue sendo considerado “grave”. O menino está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HPS (Hospital de Pronto Socorro).

De acordo com a prefeita de Cristal, Fábia Richter, uma menina, foi encontrada no outro carro. No entanto, ela, que é filha de Aline, não foi ferida no tiroteio. Conselheiros Tutelares de Cristal acionaram os de Lajeado, onde a menina de dois anos vivia com a mãe. Os avós maternos foram chamados para que fiquem com a criança.

Conforme a PF, será instaurado um inquérito policial para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Nota da Polícia Federal

A Polícia Federal informa que, no final da noite dessa terça-feira (16/07), policiais entraram em confronto com criminosos que tinham por objetivo o resgate dos responsáveis pelo ataque a banco ocorrido no dia 06 de julho, em Dom Feliciano.

Policias federais do GPI (Grupo de Pronta Intervenção), após receberem informações da possibilidade de resgate, montaram barreiras na rodovia no município de Cristal. Dois veículos furaram a primeira barreira e, na segunda abordagem, houve confronto com troca de tiros.

Duas mulheres morreram, um homem, condenado por homicídio e que estava em prisão domiciliar, e seu filho, ficaram feridos. Foi encontrado e apreendido armamento em um dos veículos.

A Polícia Federal investigava o envolvimento do grupo criminoso por assaltos à Caixa Econômica Federal e a outros bancos. No dia 6 de julho, policiais federais e militares entraram em confronto com os criminosos que atacaram uma agência bancária em Dom Feliciano, com utilização de explosivos. Na oportunidade, a investigação da PF indicava que o assalto ocorreria na região.

Desde então, policiais federais e militares estão na busca pelos criminosos.