Doze criminosos são presos em ação contra quadrilha que cometia sequestros

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu 12 integrantes de uma quadrilha especializada em crimes contra o patrimônio. A Operação Contundência foi deflagrada em Porto Alegre, região metropolitana e Litoral gaúcho.

Durante a ação de hoje, 12 pessoas foram presas, 11 durante cumprimento de mandados de prisão. A outra ocorreu em função do indivíduo ser foragido.

Aproximadamente 80 policiais civis cumpriram 26 ordens judiciais, sendo 11 mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Alvorada, Novo Hamburgo e Tramandaí, além de sequestro de veículos. As investigações foram capitaneadas pela 1ª Delegacia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, a ação é uma continuidade das investigações criminais sobre o crime de extorsão mediante sequestro e organização criminosa. Os fatos ocorreram em Tapes, no ano passado, tendo como vítimas um funcionário de instituição bancária e familiares. O grupo também é investigado por roubo a lotérica, seguido de tentativa de homicídio contra policiais civis em Esteio.

“A investigação desenvolvida pela 1ª Delegacia de Roubos do Deic, ao longo de mais de sete meses, conseguiu evitar diversos crimes patrimoniais, prender em flagrante parte do grupo criminoso e, especialmente, produzir robusta prova sobre cada um dos membros da organização criminosa”, disse o delegado.

Ainda conforme o delegado, percebeu-se que a organização criminosa, durante o período das investigações, praticou uma série de delitos patrimoniais. Os bandidos também pretenderam praticar outros delitos de extorsão mediante sequestro ou mesmo roubo a banco, sendo impedida. “Outros fatos criminosos foram descobertos e autoria estabelecida. Pontualmente alguns membros da organização criminosa se associaram a outras pessoas para o cometimento de novos delitos”, completou.

A ação teve o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico.