CPTEC emite aviso para chuva intensa e rajadas de vento no RS

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu um aviso para tempestades no Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, a atuação de uma frente fria tratá pancadas de chuva. Mas as instabilidades podem trazer ventania e até granizo.

Nesta segunda-feira, conforme o CPTEC, a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de raios na região da Campanha e Sul do Estado. De acordo com Centro, o alerta é por conta da intensidade da chuva. As instabilidades também podem ser acompanhadas de rajadas de vento de média a forte intensidade e/ou queda de granizo.

Durante a madrugada, Santa Maria, na região Central, registrou rajadas de vento de 86 km/h. A ventania trouxe prejuízos, como queda de árvores e postes e até destelhamento de uma escola. Duas unidades de saúde tiveram que suspender os atendimentos por conta da falta de energia elétrica.

Para a terça, a área de aviso para a atuação das áreas de tempestade é maior. Além da Campanha e o Sul, estão na advertência a região Central, a Metade Centro-Sul, Porto Alegre e região metropolitana e parte do Norte e Noroeste.

Conforme o órgão, a terça-feira será de tempo instável e condição para chuva a qualquer momento do dia. Haverá condição para temporais com raios. As tempestades poderão também vir acompanhados de rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo.

No extremo sul do Estado a condição para temporais é menor. No entanto, a chuva será constante ao longo do dia o que poderá acarretar em acumulados elevados, conforme o CPTEC.