Caxias do Sul abre mais três casas-lar

Caxias do Sul abre mais três casas-lar

A partir desta semana, Caxias do Sul passa a contar com 15 casas-lar e três abrigos, permitindo o acolhimento de 180 crianças ou adolescentes. Por meio de edital, a Associação Jesus Senhor executará os serviços no período de um ano, no novo lote, com três casas-lar inauguradas nesta segunda-feira (1º).

Cada casa-lar recebe oito acolhidos, promovendo uma dinâmica domiciliar entre a equipe técnica e eles, possibilitando a compreensão de algumas divisões de tarefa que fazem parte da rotina normal de uma casa.

“Por manter menos acolhidos que um abrigo, a equipe técnica da casa-lar consegue realizar atendimentos individualizados com cada criança ou adolescente. Para ocupar o novo lote, a equipe de acolhimento da FAS priorizou grupo de irmãos, mantendo um equilíbrio entre diferentes faixas etárias para não sobrecarregar a equipe do serviço”, explica a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da FAS, Eler Sandra de Oliveira.

Famílias Acolhedoras e Programa de Apadrinhamento

As famílias cadastradas no Serviço de Famílias Acolhedoras, aprovadas pela entidade e pela FAS, poderão acolher crianças ou adolescentes pelo período máximo de até dois anos. O acolhido morará com essa família, que será responsável pelas atividades cotidianas e rotineiras (levar à escola, atendimentos de saúde, etc), preservando o vínculo e a convivência entre irmãos e parentes, se for possível.

Já o Programa de Apadrinhamento funciona como um apoio às crianças que ainda estão em abrigos ou casas-lar e têm pouca chance de adoção. O Programa possui três modalidades: afetivo, provedor e prestador de serviços.

O padrinho afetivo disponibiliza seu tempo para participar da vida do afilhado e pode recebê-lo em casa. Já o padrinho na modalidade de provedor oferece suporte financeiro ou material para as atividades desenvolvidas dentro ou fora dos abrigos ou casas-lar. O apadrinhamento de prestação de serviço utiliza a mão de obra do padrinho para atender às demandas dos acolhidos.

Os serviços já atendem em novo endereço (rua Joaquim Nabuco, nº 336, no bairro Panazzolo) com telefones provisórios para contato: (54) 3221.7594 ou (54) 3041.2950.