Brasil derrota Peru e conquista a Copa América pela nona vez

ANSA Brasil – Mesmo jogando com um jogador a menos no segundo tempo, o Brasil venceu neste domingo (7) o Peru por 3 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquistou pela nona vez a Copa América.

A seleção brasileira começou bem a partida e abriu o placar logo aos 14 minutos. O atacante Gabriel Jesus recebeu bom passe de Daniel Alves e cruzou para Everton chegar chutando de primeira e abrir o placar.

Após uma boa chance criada por Philippe Coutinho, o Brasil seguiu pressionando e perdeu outra oportunidade de ampliar o placar com Roberto Firmino, que de cabeça mandou para fora da meta de Pedro Gallese.

Aos 40 minutos, em uma das poucas chegadas do Peru ao ataque, o árbitro Roberto Vargas marcou pênalti para a seleção comandada por Ricardo Gareca. O zagueiro Thiago Silva cortou um cruzamento de Christian Cueva com o braço e o árbitro assistente de vídeo (VAR) confirmou a infração.

Na cobrança, o artilheiro Paolo Guerrero deslocou com categoria o goleiro Alisson e empatou o confronto.

A comemoração da torcida peruana durou pouco. Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Firmino roubou a bola no campo de ataque e tocou para Arthur, que acionou Jesus, o atacante do Manchester City dominou e finalizou no canto de Gallese.

Na etapa final, a seleção brasileira continuou melhor e assustou o Peru em algumas finalizações no início, com Daniel Alves, Coutinho e Everton, mas nenhuma delas tiveram direção do gol.

A situação do Brasil no jogo ficou mais complicada aos 24 minutos, após Jesus ter sido expulso por levar o segundo cartão amarelo. O jogador deixou o campo furioso e indicou que a arbitragem estava roubando a seleção. Não satisfeito, quase derrubou o VAR na beira do gramado.

O Peru bem que tentou empatar novamente, mas um chute de Miguel Trauco foi defendido por Alisson. Na sequência, Edison Flores soltou uma bomba da entrada da área e a bola passou próxima da meta do goleiro brasileiro.

A seleção brasileira conseguiu ficar mais tranquila e garantir o título aos 44 minutos. O zagueiro Carlos Zambrano fez pênalti infantil em Everton. Richarlison cobrou e anotou o terceiro.

Com a vitória sobre os peruanos, o Brasil chegou ao seu nono título da Copa América. Em número de conquistas, a seleção está atrás somente do Uruguai (15) e da Argentina (14).