Arte Impressionista é tema de palestra no Sheraton Porto Alegre Hotel

A galerista Vera de Nonohay Schneider, da DAVERA Arte & Cultura, organiza evento sobre um grupo de Impressionistas e suas diferenças, no hotel Sheraton Porto Alegre hotel, neste sábado (6), a partir das 12h.

A professora Tânia Bian, Diretora do Curso de Artes Integradas da PUC-RS, será a palestrante.

O movimento impressionista surgiu na França no século XIX e teve a adesão de muitos artistas interessados em retratar a forma como a luz solar exercia impacto nas cores. Por isso, pinturas ao ar livre eram muito comuns no período.

Se a tentativa de mostrar o efeito da luz no ambiente é uma das faces mais conhecidas das obras impressionistas, detalhes que diferenciavam os principais artistas do período nem sempre são de conhecimento do grande público.

Por isso, a palestra tem como objetivo mostrar quais as diferenças dos nomes mais importantes, facilitando a compreensão das características que os tornavam gênios do impressionismo.

“A palestra vai falar dos artistas mais famosos, como Monet, conhecido como o olho impressionista, Degas, o autor do movimento, Renoir, o grande retratista e Pissarro, conhecido pelas paisagens”, disse Vera.

“Mas não vamos esquecer também a participação de nomes como Sisley, Manet, Berthe Morisot e Mary Cassatt, por exemplo. Porém, o mais importante quando falamos da escola impressionista é lembrar que ela tentou romper a teoria estética que vinha desde o século V a.C.”, explica.

Depois da palestra, haverá um almoço especial inspirado na culinária dos países de origem dos artistas impressionistas, a partir das 13h no Clos Du Moulin.

Serviço:

– Palestra: “O Impressionismo e suas diferenças”

Data: 06 de julho, sábado.

Horário: 12h

Local: Sheraton Porto Alegre Hotel – rua Olavo Barreto Viana, 18 – Sala Brasília, 4º andar

Entrada gratuita

– Almoço

Horário: 13h

Local: Clos Du Moulin – 5º andar

Valor: R$75,00 por pessoa mais taxa de serviço, incluindo água e refrigerantes.

Reservas [email protected] ou (51) 2121-6000