Theatro São Pedro completa 161 anos

O Theatro São Pedro completa 161 anos nesta quinta-feira (27). O prédio de estilo neoclássico foi projetado pelo arquiteto Filipe de Normann. Em 1833, foi emitida uma carta de título de doação do terreno para o início das obras.

O mesmo arquiteto assinou a construção de um prédio gêmeo, que ficava ao lado do teatro e foi destruído por um incêndio em 1949, dando lugar ao atual prédio do Palácio da Justiça, obra símbolo da arquitetura modernista brasileira.

Eva Sopher

Nascida em 1923, em Frankfurt, na Alemanha, Eva Margareth Plaut fugiu do regime nazista com sua família para o Brasil. Na época, com 13 anos, teve que aprender outro idioma, cultura e, o mais importante, o respeito às diferenças.

Em 1960 mudou-se para Porto Alegre, onde começou a atuar na área cultural. Após tornar-se conhecida pelo trabalho como produtora na Pró Arte, foi convidada a assumir, em 1975, o desafio de coordenar as obras de reconstrução do Theatro São Pedro, interditado dois anos antes em função do mau estado de conservação e precárias condições de segurança.

Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 1982, Dona Eva passa a responder por sua presidência. A reinauguração do teatro ocorre em 28 de junho de 1984, em noite de gala, com a apresentação da Ospa, sob o comando do maestro Radamés Gnatalli. Fechando a noite, o grupo gaúcho Cem Modos encenou o espetáculo O Julgamento do Cupim.

A Presidente da Fundação Theatro São Pedro, uma das mais respeitadas administradoras culturais do Brasil, faleceu no dia 7 de fevereiro de 2018.