Tentativa de assalto termina com ladrão morto e comparsa preso em Porto Alegre

Um assaltante foi morto e outro foi preso na noite desta segunda-feira (17), em Porto Alegre. Ambos haviam tentado roubar um coletivo na zona leste da Capital por volta das 21h40. No entanto, um policial reagiu e houve troca de tiros dentro do veículo.

Conforme a Brigada Militar, o caso ocorreu em um ônibus da linha R31 – Rápida-Bento, que circulava pela avenida Bento Gonçalves. O veículo seguia do Centro para o bairro. Algumas paradas antes do ônibus chegar no terminal da avenida Antônio de Carvalho, os dois assaltantes entraram no coletivo. Um dos bandidos, o que veio a morrer, estava armado e o outro portava um simulacro de arma de fogo.

Logo após adentrarem ao ônibus, eles já anunciaram o roubo. A dupla, agindo com muita violência, ameaçou a motorista, o cobrador e os passageiros. Eles determinaram que a condutora seguisse a viagem, inclusive pegando mais pessoas nas paradas posteriores.

Os ladrões foram obrigando os passageiros a entregarem seus celulares. Após os roubos, os bandidos foram novamente para perto do cobrador, sentando em um banco perto deste. Um policial militar, que estava à paisana e próximo de onde estavam os criminosos, reagiu. Ele atirou contra um dos bandidos, que morreu na hora e não foi reconhecido ainda.

Ao perceber o disparo, o comparsa dele se atirou no chão do ônibus. Ele foi detido pelo brigadiano e algemado em um dos bancos do veículo. O bandido, que também não teve o nome divulgado, foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

Motorista passa mal após assalto

Após o tiroteio, a Brigada Militar e a Polícia Civil foram acionadas para atender a ocorrência. A motorista do coletivo passou mal e precisou ser socorrida pelo Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência). Ela entrou em estado de choque e precisou ser medicada.

Uma equipe da perícia especializada e do DML (Departamento Médico Legal) também foram acionadas para atender a ocorrência. O cadáver do assaltante morto foi retirado do coletivo por volta das 23h.

Diante do rito legal, o ônibus onde ocorreu o tiroteio deve passar por perícia ainda no ponto onde houve o confronto. Depois, será recolhido a depósito, onde pode ser novamente periciado a pedido da Polícia Civil.

Por conta da ocorrência, o corredor de ônibus da Bento ficou parcialmente bloqueado na altura da avenida Antônio de Carvalho. Agentes de fiscalização da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) orientaram desvio dos ônibus no corredor. Os coletivos tiveram que sair da pista segregada e entrar na faixa de veículos, para depois retornar ao caminho habitual.