Tecnologia gaúcha passa integrar embarcação da Marinha

O veleiro Cisne Branco, importante embarcação da Marinha Brasileira, que representa o país em competições internacionais, conta agora com a tecnologia gaúcha da empresa Full Gauge Controls no sistema de controladores de temperatura da embarcação.

O objetivo principal foi deixar o navio pronto para a Rouen Armada, maior evento do calendário náutico mundial, que reúne cinquenta embarcações e mais de 10 milhões de visitantes, entre os dias 6 e 16 de junho, na França.

Depois o veleiro segue para a Tall Ship Races, que contará com competidores do mundo todo e inicia no dia 3 de julho, passando pela Noruega e Dinamarca.

De acordo com o Sargento Eletricista da Marinha do Brasil, Guilherme Soares, a possibilidade de usar o Sitrad, sistema de gerenciamento remoto desenvolvido pela fabricante, também foi uma das razões para optarem pela marca.

“Além da confiabilidade e simplicidade no manuseio dos equipamentos, ainda temos todas as funcionalidades do sistema disponíveis gratuitamente”, destaca.

Para ter acesso às informações é preciso apenas um dispositivo (tablet, computador ou celular) conectado à Internet. Com todos os dados e gráficos fornecidos pela ferramenta em mãos, o intuito da equipe é otimizar os processos dentro do navio e aumentar a eficiência energética.

Sobre o Cisne Branco

Veleiro de origem holandesa, foi incorporado no ano 2000 à Marinha Brasileira. Em 2016 a embarcação participou do revezamento da tocha olímpica no Rio de Janeiro. Só no ano passado, o Cisne Branco recebeu mais de 329 mil visitantes nos 17 portos internacionais que visitou. O navio busca estimular o culto às tradições navais, além de representar o país em importantes eventos nacionais e internacionais.

Sobre a Full Gauge Controls

Fundada em 1985, a Full Gauge Controls oferece soluções para os setores de refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar, com produtos em conformidade com diretrizes, normas e certificações internacionais, como UL, CE, NSF e as ISO 9001 e 14001.

Atualmente, metade da produção já é direcionada à exportação, para países como Estados Unidos, onde a empresa possui escritório, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Turquia, México, Colômbia, Argentina, África do Sul, entre outros.