Tecnologia e universo feminino: ADVB/RS realiza painel “Mulheres Inspiradoras”

Promovido pela ADVB/RS, a segunda edição do painel “Mulheres Inspiradoras”, na última semana, contou com a presença da gestora de Suporte de Produto na SAP e colíder do grupo de empoderamento feminino da SAP Labs Latin America, Letiere Moraes, e da publicitária, analista de SEO da KingHost e líder local da Womakers Code, Vitória Maldonado. Durante o evento, ambas painelistas relataram sobre os desafios, dificuldades e alentos das mulheres que optam por uma carreira na área de TI.

Durante o painel, Vitória relatou que este ambiente profissional ainda é muito masculino e afirmou que por isso é de extrema importância trazer o protagonismo feminino para dentro da tecnologia. Segundo a publicitária, em nível mundial, 18% das pessoas formadas em T.I. são mulheres e de um total de empregados no mercado de trabalho, o público feminino chega a 25%.

“Muitas vezes entramos para trabalhar em uma sala cheia de homens, o que é muito intimidador. Sem contar que o machismo acontece desde a faculdade, onde grande parte das mulheres desistem de seguir carreira ao ouvir determinados comentários ou serem tratadas como seres inferiores”, afirma.

A painelista afirma ainda que as empresas devem olhar a diversidade de gênero como um fator positivo, pois ela amplia a visão mercadológica, de modo a suprir as necessidades de diferentes públicos. Para Letiere, o momento é de encorajar as mulheres e provar que não existe nada na tecnologia que não seja possível entender ou aprender e que uma linha de código não é nenhum mistério.

“As mulheres da TI estão sempre tendo que provar que sabem, que são boas e merecedoras das posições em que se encontram. Contudo, também é necessário uma conscientização por parte das empresas, através de campanhas de conscientização e oportunidades de trabalho”, explica.