Segurança é reforçada para o jogo entre Argentina e Catar na Arena

Para o terceiro jogo da Copa América em Porto Alegre, o planejamento de segurança também é complexo. Por isso foi realizada uma reunião na Secretaria da Segurança Pública com a presença de servidores de segurança e inteligência das esferas municipal, estadual e federal.  Agentes argentinos especializados em eventos esportivos também participaram.

A estimativa é de que mais de 10 mil moradores do país vizinho cruzem a fronteira com o Estado. Para garantir o controle migratório, a Polícia Federal mantém efetivo reforçado.

“Se o torcedor estiver com qualquer impedimento para entrar no país, será barrado. Nossa preocupação maior é com a extensão da fronteira, que é muito grande. São várias cidades gêmeas, sem nada para separar e, ao natural, deixa o ingresso permeável em algumas regiões”, alertou o delegado da Polícia Federal, Alessandro Maciel Lopes..

Reconhecimento facial

A entrada dos torcedores é monitorada desde a fronteira também pela Brigada Militar e pela Polícia Rodoviária Federal.

A fiscalização ocorre ao longo das rodovias, com revista em ônibus, carros e também em paradouros que servem como ponto de descanso e alimentação aos viajantes.

Em Eldorado do Sul, a 15 quilômetros de Porto Alegre, as comitivas de torcedores estrangeiros são recepcionadas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.

“As ações buscam, além de garantir a segurança de todos os envolvidos no espetáculo, inibir torcedores violentos de ingressar no Estado devido ao forte esquema de segurança”, explica o tenente-coronel Vanius Cesar Santarosa.

O jogo entre Argentina e Catar é o ultimo da fase de grupos. A partida que começa às 16h neste domingo. Na quinta-feira (20), foram quase 40 mil torcedores presentes no jogo entre Uruguai e Japão.