Segunda-feira de sol e calor típico de verão em pleno outono no RS

O tempo típico de verão, com sol e temperaturas elevadas, deve continuar no Rio Grande do Sul, ao menos nesta segunda-feira (17). Somente a partir de terça-feira é que o tempo deve mudar no Estado.

As condições atípicas para esta época do ano são causadas por um bloqueio atmosférico. O sistema impede que as frente frias, que precedem o tempo chuvoso e, depois, o frio, avancem sobre o RS. O padrão atua, há pelo menos, uma semana no Estado.

Ao longo da semana passada e deste fim de semana, uma frente ficou estacionada entre a Argentina e o Uruguai. Temporais, com raios e até granizo, foram registradas em províncias argentinas e uruguaias. Nas primeiras horas da manhã de hoje, um blecaute atingiu quase a totalidade dos dois países. As causas são desconhecidas, mas raios podem ter causado a interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Nesta segunda-feira, o sol aparece com algumas nuvens em grande parte do território gaúcho. Novamente, como tem acontecido nos últimos dias, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas na faixa de fronteira com Argentina e Uruguai.

Nas outras regiões, tempo de verão. Com sol e algumas nuvens no céu, com temperaturas elevadas. Em Porto Alegre, mínima de 16 e máxima de 28°C.