Previsão do tempo: semana começa com sol, mas tempo vira a partir de terça no RS

A atuação de uma sistema de alta pressão impede a formação de nuvens de chuva. Por conta disso, a segunda-feira será de muito sol em quase todas as regiões gaúchas.

A semana deve começar com sol e, em algumas regiões gaúchas, ainda com veranico de junho bem fora de época. A atuação de uma sistema de alta pressão impede a formação de nuvens de chuva.

Por conta disso, a segunda-feira será de muito sol em quase todas as regiões gaúchas. O dia começa com pouca nebulosidade, que vai aumentando gradativamente. Por conta disso, as máximas serão até menores – numericamente – que se comparadas a este domingo.

Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 17°C e máxima de 26°C. Em Santa Rosa, mínima de 14°C e máxima de 28°C. Dom Pedrito, na Campanha, deve ter mínima de 16°C e máxima de 26°C em dia de muita nebulosidade.

Apenas no Sul gaúcho, mais precisamente na região do Chuí e Pelotas, haverá condições para chuva. Ela é motivada pelo avanço de uma frente fria deixa o centro-sul do RS com bastante nebulosidade e chuva a qualquer hora que pode acumular grandes volume.

Virada no tempo

A partir de terça-feira, porém, o tempo vira em todo o Rio Grande do Sul. Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. Além de queda brusca nas temperaturas, os modelos meteorológicos indicam boa quantidade de chuva. Há risco de temporais no Estado.

Na quarta-feira (26), a frente fria avança mas, ainda chove entre a madrugada e a manhã na Capital e nas localidades do Norte gaúcho. Nas demais áreas, o tempo abre, com queda acentuada da temperatura. Há possibilidade de geada ao amanhecer na Fronteira Oeste e na Campanha.

Na quinta (27), o tempo volta a abrir, com frio intenso em todo o Rio Grande do Sul. A mínima em Porto Alegre deve ficar abaixo dos 5°C, mas o frio será mais intenso na Campanha e Fronteira Oeste.