Preso homem acusado de estuprar mulher e gravar vídeo em Porto Alegre

O homem que investigado pela prática de abuso sexual contra uma mulher está preso. Ele foi detido, de maneira preventiva, após se apresentar a uma delegacia da Polícia Civil na manhã deste domingo.

O caso ocorreu na noite de domingo, 26 de maio, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, zona norte de Porto Alegre. Além de cometer os crimes, o abusador ainda gravou e compartilhou a prática.

Conforme a Polícia Civil, José Carlos Silva da Silva, 47 anos, foi até o Palácio da Polícia na companhia de um advogado. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para prestar depoimento. Durante a oitiva, ele confessou os crimes de abuso e divulgação dos vídeos.

De acordo com a delegada Tatiana Bastos, titular da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), o investigado era monitorado desde quinta-feira. Confome a delegada, ele será indiciado por estupro de vulnerável, divulgação do material e furto qualificado.

Além do abuso, ele e um outro homem teriam furtado cervejas que estavam dentro do veículo onde ocorreram os crimes sexuais. A Polícia Civil ainda busca a identificação desse segundo envolvido.

Investigação prossegue

A investigação do abuso sexual ocorrido na Baltazar de Oliveira Garcia irá avançar nos próximos dias. Logo após o depoimento, foram feitas coletas de material genético do preso. As amostras serão confrontadas com as obtidas no carro e em um roupão usado pela vítima.

O suspeito deve ser indiciado por estupro de vulnerável, com pena de até 15 anos. Ele também deverá responder pela gravação e pela divulgação do vídeo contendo o estupro, com pena de 1 a 5 anos. Ele ainda pode ser indiciado por furto qualificado, que tem pena de dois a oito anos.

O caso

Os crimes investigados ocorreram na noite de domingo (26 de maio). Conforme a Polícia Civil, a vítima e um homem participavam de uma festa em Guaíba e deixou o local para comprar mais bebida.

No entanto, o motorista do carro ficou inconsciente ao volante devido ao consumo de bebida alcoólica. O carro ficou atravessado na Baltazar de Oliveira Garcia, sem ocasionar ou sofrer acidente. No banco do passageiro, estava a mulher.

A vítima –  de acordo com a delegada Tatiana Bastos, da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) – estava nua, mas coberta com uma manta. A vítima argumentou, em depoimento, que havia sujado o vestido que estava e, por conta disso, se enrolou no robe. Os vidros do carro estavam abertos e apenas um motorista parou para averiguar a situação do carro atravessado na via.

Era motorista de um Fiat Palio, que deixou o veículo próximo ao meio-fio. O homem, agora identificado e preso, foi até o carro gravando com um celular e, ao perceber a inconsciência do motorista, começou a debochar da situação. Ele faz a volta no carro, percebe que a vítima está nua, abre a porta e abusa da mulher, também inconsciente pelo alto consumo de álcool.

Ao mesmo tempo, outro homem abre a porta de trás do veículo e furta cervejas, que estavam no banco. Após os abusos e o furto, a Brigada Militar é chamada até o local onde o carro estava parado.