Porto Alegre ganha novo espaço cultural: Casa Memória e Cultura Unimed Federação

A capital gaúcha passará em breve a ter um novo endereço cultural,  no número 263 da rua Santa Terezinha, no bairro Farroupilha. É nele que será inaugurada, dia 25 de junho – em cerimônia para colaboradores – Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS. A data escolhida também marca o 47º aniversário da Federação. A visitação para público acontece a partir do dia 26 (quarta-feira).

Construída nos anos 30, e tombada pela Equipe do Patrimônio Artístico e Histórico do Município de Porto Alegre (EPAHC), a residência foi transformada com a proposta de preservar, manter e difundir a história do cooperativismo médico. A obra, que durou seis meses, obedeceu aos parâmetros próprios para restauração, e foi assinada pelo arquiteto Walter Schindel.

Além da exposição permanente sobre cooperativismo médico, que ocupa as salas do térreo, a Casa Memória e Cultura tem no segundo pavimento: sala multifuncional, espaço para exposições temporárias, palestras, oficinas e ações educativas. Conforme o supervisor do Núcleo Memória e Cultura Unimed Federação/RS, Éverton Quevedo, a ideia do espaço é capitanear ações culturais voltadas aos colaboradores e à comunidade.

“A primeira mostra convidada é assinada pelo médico e artista plástico Paulo Favalli, ‘Homo Machina nos 500 anos pós Leonardo da Vinci’, uma homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, celebrados em 2019”, relata o historiador.

Nilson Luiz May, presidente da Unimed Federação/RS, destaca que, com a abertura da Casa Memória e Cultura, o Sistema vive uma nova etapa. “Estamos fortalecendo e valorizando nossa história. Realizamos um processo de pesquisa que exigiu esforço grandioso que resultou na nossa exposição permanente do cooperativismo médico, com documentos, registros, atas e fotos, catalogados de acordo com os processos mais atuais de arquivamento físico e eletrônico. A proposta é que se seja um espaço vivo para memória e para pesquisa”, explica May.

Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS

Rua Santa Terezinha, 263 – Bairro Farroupilha
Visitas mediadas: 12h às 18h – segunda a sexta-feira
Horário de pesquisa: mediante agendamento
Informações: 51 3395-9599 | [email protected]