Parceria em São Leopoldo beneficiará animais de rua

Um acordo de cooperação entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo une ações entre o curso de Medicina Veterinária e a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa).

Animais de rua e do canil municipal contarão com atendimentos, exames e tratamentos gratuitos.

O acordo prevê ainda pesquisas na área de comportamento de cães de rua, para a geração de um protocolo de manejo, e na área de vigilância em saúde, com enfoque em leishmaniose e vetores.

Quando o hospital veterinário da Feevale estiver em funcionamento, em Campo Bom, também serão realizados exames complementares em doenças infecciosas, exames de imagem, bioquímica, hemograma e urinálise.

A prefeitura de São Leopoldo, por sua vez, disponibilizará espaços para a realização de estágios não remunerados e estágios curriculares. Também contribuirá para as práticas cirúrgicas a partir do momento em que o hospital veterinário estiver funcionando.

“Aqui temos um modelo na gestão da política de proteção único que vai propiciar aos nossos estudantes uma experiência de primeira linha. O curso de Veterinária quer trabalhar de forma regionalizada, atuando em parcerias, e o Hospital Veterinário é uma das nossas metas para poder ampliar ainda mais essa parceria”, destacou o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Feevale, professor Fernando Spilki.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou também o trabalho voluntário. “O trabalho dos servidores e voluntários das ONGs contribuem muito nessa luta. Desde 2017 a cidade vem ampliando o diálogo com a iniciativa privada e as universidades para fortalecer a solidariedade e ajudar na inovação de soluções.”