No confronto entre Roger e Portaluppi, Grêmio perde para o Bahia e fica no Z4

No confronto entre Roger Machado e Renato Portaluppi, o ex-treinador gremista levou a melhor e o Grêmio perdeu para o Bahia por 1 a 0 na noite deste sábado. A partida, válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi disputada no estádio Pituaçu e, com o resultado, o Tricolor gaúcho continua na zona de rebaixamento da competição.

Portaluppi escalou um time bastante desfalcado, e o time sentiu as ausências de Kannemann, Maicon, principalmente Éverton. Isso sem falar em Bruno Cortês e Luan, jogadores que há bastante tempo deixaram de atuar entre os titulares por situações diversas.

O garoto Rodrigues foi mais uma vez o parceiro de Geromel na zaga, e os setores de meio e ataque do Grêmio tiveram Thaciano e Montoya ganhando chance, além de Felipe Vizeu, que foi escalado devido às últimas boas atuações. Mesmo com esta formação incomum, o Grêmio conseguiu fazer um confronto equilibrado com os donos da casa. Os gaúchos tiveram, inclusive, pequena vantagem de desempenho no primeiro tempo sem muitas emoções apresentados pelas duas equipes.

A partida ganhou ares um pouco mais competitivos na segunda etapa. O Bahia, que jogava em casa, voltou do intervalo com um pouco mais de ímpeto e buscando jogadas mais rápidas, principalmente quando contava com erros de passes do time de Renato para iniciar contra-ataques. com esta configuração de postura dos times em campo, o Grêmio sofreu com dois nomes do Bahia. Artur e Nino Paraíba.

Em um lance de ataque bastante rápido dos baianos, Artur avançou trazendo a bola pela meia esquerda, entrou na área e tentou concluir. Geromel se colocou à frente do atacante e a bola bateu em seu braço esquerdo. O árbitro Dewson Freitas marcou pênalti sem nem precisar do auxílio do VAR. o centroavante Fernandão cobrou forte e marcou o gol.

Renato decidiu mudar a equipe para buscar o empate. O treinador tirou Vizeu e Montoya, colocando André e Tardelli em campo. Mais tarde, Portaluppi tirou também Juninho Capixaba para o ingresso de Patrick. O Grêmio tentou mas o Bahia levou bastante perigo, perdendo à meta de Paulo Victor, principalmente com Nino Paraíba, que infernizou pelo lado direito de ataque do time de Roger Machado. No final a derrota do Grêmio foi confirmada e o time gaúcho amarga a 18ª colocação no Brasileirão, podendo até terminar a rodada na última posição da tabela devido a resultados paralelos. O próximo jogo do Grêmio no Campeonato Brasileiro será contra o Fortaleza no sábado da próxima semana. A partida tem mando do Tricolor gaúcho, mas será disputada em Caxias do Sul, no estádio Centenário, já que a Arena estará cedida para os preparativos da Copa América.