Mais três cidades gaúchas recebem cobertura de internet via fibra ótica da Oi

As cidades que passam a ser atendidas pela fibra ótica são Alvorada, Canoas e São Leopoldo. Porto Alegre e Viamão já eram atendidas pelo serviço.

(São Paulo-SP*) – O grupo de telecomunicações Oi anunciou que mais três cidades gaúchas já estão habilitadas a receber a fibra ótica oferecida pela companhia. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo (SP).

As cidades que passam a ser atendidas pela fibra ótica são Alvorada, Canoas e São Leopoldo. Porto Alegre e Viamão já eram atendidas pelo novo serviço. Em todo o país, são 60 cidades são atendidas.

De acordo com a Oi, a capacidade da rede permite velocidades de até 200 mega. A empresa lidera, pelo terceiro mês consecutivo, o ranking de melhor qualidade de conexão à Netflix do Brasil com o serviço. A medição da Netflix avalia mensalmente quais provedores de acesso à internet oferecem a melhor experiência do seu serviço de streaming no horário nobre.

Conforme Bernardo Winik, diretor comercial da Oi, a expectativa de disponibilidade do serviço é de 3,6 milhões de pontos (homes passed). Somente no 1º trimestre, foram habilitadas a receberem a fibra ótica cerca de 1,7 milhão de residências. Ainda de acordo com Winik, cerca de 200 mil residências foram conectadas somente entre janeiro e maio de 2019.

“Conteúdo, autonomia e personalização são atributos fundamentais para o consumidor. Além disso, para o cliente, a qualidade e a velocidade são mais importantes que o preço na escolha da banda larga. E quanto melhor a conexão, mais ele quer consumir conteúdo”, afirma Winik.

Cidades atendidas pela Oi Fibra (até 05/06)

  • Porto Alegre
  • Alvorada
  • Canoas
  • São Leopoldo
  • Viamão

Estrutura preparada para 4,5G e 5G

Durante sua fala, Winik ainda apresentou alguns dados sobre a telefonia móvel da companhia. Apontou que a estrutura de rede da empresa está sendo renovada. Conforme o diretor, os aparelhos de suporte individual para as tecnologias de voz (2G), e internet (3G e 4G) estão sendo trocados para outros, mais modernos.

O objetivo é, com uso de um único equipamento dar suporte às três tecnologias anteriores de telefonia. E, ao mesmo tempo, também formatar a rede para atender ao 4,5G e, futuramente, ao 5G. “Tudo isso sem precisar realizar um reinvestimento para o fornecimento de sinal”, garante Winik.

Conforme a Oi, a área atendida pela tecnologia 4,5G já chega a quase 18 milhões de pessoas. Os investimentos, garante a companhia, permitem ofertas mais alinhadas ao perfil de consumo dos clientes.

* O repórter viajou para São Paulo a convite da Oi.