Jogos da Copa América em Porto Alegre movimentam o setor de turismo

A Copa América tem atraído grande número de turistas para o Rio Grande do Sul. O evento tem movimentado a rede hoteleira e gastronômica de Porto Alegre.

Desde a primeira partida na Arena do Grêmio, em 14 de junho, os hotéis registraram altos índices de ocupação. O jogo que ganhou destaque foi entre Uruguai e Japão, no último dia 20.

Com público de quase 40 mil pagantes na Arena, o jogo foi responsável pela maior parte da ocupação da rede hoteleira. De acordo com o governo do Estado, foi registrado 95% dos leitos reservados em função da expressiva presença da torcida uruguaia.

Outro país vizinho com forte tradição no futebol, a Argentina também deve atrair um grande público para o confronto na Arena, contra o Catar, neste domingo (23), às 16h. De acordo com as autoridades, mais de 10 mil argentinos cruzaram a fronteira com o Estado.

Grupo de argentinos assiste jogo do Brasil na Arena Nº1 Brahma em Porto Alegre. Foto: Bruno Lois/Especial

“Junho normalmente é um mês muito fraco para o turismo em Porto Alegre, e a Copa América trouxe grandes resultados”, disse  Carlos Henrique Shmidt, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região.

Setor gastronômico

O setor gastronômico também colheu fora de campo os efeitos positivos da competição disputada na Arena. “Nossa cidade tem uma variedade muito grande de restaurantes temáticos, que simbolizam bem as culturas dos países com equipes participantes”, disse Shmidt.

“No levantamento realizado pelo sindicato, verificamos que 40% dos entrevistados já confirmaram que a Copa América deve gerar crescimento na receita”, completou.