Grêmio e Inter vivem momentos distintos na temporada e na disputa por títulos

Odair Hellmann e Renato Gaúcho vivem momentos opostos dentro de campo. Enquanto o treinador colorado conseguiu ver o time crescer, o campeão de 2017 ainda sofre para realizar boas partidas na temporada.

O Internacional e o Grêmio possuem, até o final do ano, objetivos parecidos no calendário brasileiro. Além da sequência do Brasileirão e da Copa do Brasil, os dois times ainda disputam o desejado título da Libertadores. No entanto, Odair Hellmann e Renato Gaúcho vivem momentos opostos dentro de campo. Enquanto o treinador colorado conseguiu ver o time crescer, o campeão de 2017 ainda sofre para realizar boas partidas na temporada.

Até o início de junho, com sete rodadas, a diferença entre a dupla gaúcha na tabela já era de oito pontos. Enquanto o Grêmio conseguiu vencer apenas um jogo em todo esse tempo, o Internacional acumulou quatro resultados positivos. Ou seja, um rival entre os seis melhores do Campeonato Brasileiro e outro na zona de rebaixamento, uma situação que surpreende e já deixa alguns torcedores em sinal de alerta.

Essa diferença de rendimento também foi sentida na Copa Libertadores da América, que teve os dois rivais garantidos nas oitavas de final em situações diferentes. O Colorado conseguiu fazer bons jogos e não teve muitas dificuldades para vencer o Grupo A, deixando o atual campeão River Plate na segunda posição. Já o Tricolor só se classificou na última rodada, após sofrer no Grupo H. A equipe de Renato Gaúcho acabou em segundo, atrás do Libertad.

Nas oitavas de final da competição o Grêmio vai enfrentar, novamente, a equipe para quem perdeu o primeiro lugar na fase de grupos. É a chance do elenco, e de Renato Gaúcho, mostrarem que o time pode evoluir durante a disputa. Já o Internacional vai encarar o Nacional, que foi responsável pela eliminação do Atlético Mineiro. No entanto, as disputas só vão acontecer em julho e agosto, após a realização da Copa América. Essa pausa de quase um mês pode ser essencial para a dupla gaúcha.

Queda após título

A situação do Grêmio na temporada ainda é uma incógnita para os torcedores. Apesar de alguns tropeços no início do ano, a equipe de Renato Gaúcho conseguiu desbancar o rival na disputa pelo Campeonato Gaúcho. Porém, após levantar a taça, o rendimento em campo ficou cada vez mais irregular. Aconteceram algumas vitórias importantes na Libertadores, porém também foram acumulados diversos tropeços nas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro.

Em algumas situações, o treinador até perdeu a paciência com o rendimento irregular do time. Já o Internacional parece que aproveitou melhor a derrota sofrida no Gauchão. Odair Hellmann conseguiu acertar Paolo Guerrero no time e as vitórias começaram a aparecer. Os bons resultados contra Flamengo e Cruzeiro, no início da Série A, já mostram o potencial colorado. É preciso saber se a pausa durante a Copa América será bem utilizada.

Além das duas competições, a dupla Grenal também segue viva na Copa do Brasil, outro importante torneio da temporada. O tempo de descanso durante junho e julho será diferente para os dois treinadores. Eles vão precisar trabalhar bem para, ou manter a boa sequência, ou acabar com as oscilações de resultados. Até lá, os torcedores ficam de olho na evolução de cada equipe e sonham com um final feliz em 2019.