Granpal propõe medidas para melhorar mobilidade na Região Metropolitana

Granpal propõe medidas para integrar mobilidade

Integrantes do Granpal (Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) reunirão informações detalhadas sobre demandas e necessidades de transporte e mobilidade dos 14 municípios integrantes do consórcio para entregar ao governo do Estado.

A ação, que busca soluções para a mobilidade na região da Grande Porto Alegre, foi definida em reunião, nesta semana, com a Comissão Especial de Integração da Região Metropolitana da Assembleia Legislativa.

De acordo com o presidente do grupo, deputado estadual Sebastião Melo (MDB), o encontro serviu para “debater com os atores envolvidos e propor as melhores soluções”.

O município de Esteio, por exemplo, tem enfrentado problemas para controlar o uso efetivo da bilhetagem, e busca mais transparência para identificar o número de usuários. Em Cachoeirinha, embora 100% da frota possua acessibilidade, ainda há necessidades a serem vencidas. Em Canoas, cerca de 60% dos ônibus possuem ar condicionado. As cidades de Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha estão com o processo de licitação em trâmite para qualificar o sistema.

Os dados mais detalhados deverão ser entregues até a primeira quinzena de julho, em um relatório com os principais desafios enfrentados pelos associados.

Para o diretor-executivo da entidade, José Luis Barbosa, promover essa integração entre cidades e diferentes entes públicos é crucial. “São nove mil ônibus que circulam em Porto Alegre por dia, que deixam passageiros na Capital, vindos do entorno. A população precisa de um sistema que dialogue entre os municípios, que seja menos conflituoso, mais dinâmico, eficaz e moderno – respeitando as particularidades de cada parte”, destacou.

Relatora da Comissão, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) salientou que a visita à Granpal serviu, principalmente, para se ouvir. “Sabemos que há muitas ideias, muitos documentos e muitos estudos sobre o tema. Porém, é preciso que tenhamos um relatório final com diretrizes concretas de aplicabilidade”, defendeu.

Micromobilidade

O documento que – mediante aprovação da Assembleia – passará às mãos do governador Eduardo Leite observará os sistemas rodoviário, metroviário, hidroviário, as lotações, serviço de táxi, de aplicativos de veículos e de micromobilidade, a exemplo das bicicletas e patinetes.

Levará em consideração também as redes superpostas, troncalizações, profissionais como a figura do cobrador e regras mercadológicas.