Gaúcha participa de evento internacional de gravura

A professora da Universidade Feevale, Lurdi Blauth, foi selecionada para expor na 11ª Bienal Internacional de Gravura Contemporânea Trois-Rivières (BIECTR), no Canadá.

A série de gravuras intituladas Aguaceiro, 2018 – Litografia Polyester é composta por imagens em que a artista utilizou a fotografia como recurso para registrar uma chuva torrencial caindo no para-brisa de um carro.

“Esse gesto me leva a pensar sobre as possibilidades de criar uma certa permanência de um instante efêmero e transitório, provocadas pelas tensões visuais que podem ser evidenciadas por meio de contrastes entre pretos, brancos e cinzas da imagem”, explica.

Dos 445 trabalhos enviados, cerca de cinquenta foram selecionados para a 11ª BIECTR, que estarão em exposição até 8 de setembro.

Perfil

Artista plástica, pesquisadora, professora em cursos de graduação, pós graduação, Universidade Feevale, Novo Hamburgo.

É doutora em Poéticas Visuais, PPGAV, UFRGS/RS, 2005. Doutorado/sanduíche, na Université Pantheon-Sorbonne – Paris I, França, 2003.

Associada à Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; Membro do Conseil National Français des Arts Plastiques – CNFAP.

Realiza curadoria de exposições; atua na pesquisa artística na área da gravura, fotografia, livros de artista, instalação; participa de exposições individuais e coletivas.