Frente fria traz chuva e temperaturas despencam ao longo do dia no RS

O rápido avanço das instabilidades podem provocar rajadas de vento. Não se descarta risco de vendaval de maneira muito isolada. No entanto, não são esperados grandes volumes de chuva.

O tempo vai mudar radicalmente no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O avanço de uma frente fria vai trazer chuva e frio para todas as regiões gaúchas. Há possibilidade de queda brusca na temperatura em questão de horas.

O dia ainda começa com temperaturas elevadas e, até que as nuvens cheguem, ainda haverá “veranico”. As cidades com máximas mais elevadas devem ser as cidades do Centro para o Norte do RS. Na Campanha, porém, as nuvens predominam e a chuva chega ainda na primeira metade do dia.

As máximas devem alcançar os 29°C em Porto Alegre; 27°C em Encantado; 25°C em Caxias do Sul; 23°C em Santa Maria. Mas na Campanha, Bagé e Uruguaiana devem ter máxima de “apenas” 20°C. Ao longo do dia o tempo vai nublando, conforme a frente fria avança pelo Estado.

O rápido avanço das instabilidades podem provocar fortes rajadas de vento, entre 50 e 90 km/h. Não se descarta risco de vendaval de maneira muito isolada. No entanto, não são esperados grandes volumes de chuva.

Já as temperaturas mínimas devem ser registradas no período do fim do dia, mais precisamente à noite. Na região da Campanha, o frio chega com mais força. Mínima na casa dos 8°C no Chuí e em Dom Pedrito. No Centro do Estado, faz 10°C em Santiago.

No Centro e Norte do RS, a chuva chega entre a tarde e o período da noite. Não haverá tanto frio por causa da nebulosidade, que vai manter a temperatura um pouco acima da que será registrada no Sul. Mínima em Porto Alegre de 12°C e em Lajeado de 14°C.