Forte massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul nesta semana

A primeira semana do mês de julho deve começar com muito frio em todo o Rio Grande do Sul. O avanço de uma potente massa de ar polar deve derrubar as temperaturas no Estado. Conforme a Climatempo, a onda de frio deve ser a mais intensa de todo o inverno de 2019.

Nesta segunda-feira (1º), as temperaturas começam a entrar em declínio. No entanto, ainda por causa da nebulosidade que atua sobre o Estado, as máximas previstas devem ser de 15 a 17°C na maioria das regiões gaúchas. É a partir da noite de segunda que o frio aumenta.

A terça-feira deve começar com mínimas baixas. Logo antes do amanhecer a região da Campanha deve ter mínimas entre 2°C a 4°C, com sensação térmica de 0°C ou negativa. Há risco para as plantações pela formação de geada. Na quarta-feira, as temperaturas ficam um pouco mais altas, com mínimas entre 4°C e 10°C na maioria das regiões.

Mas é na quinta-feira que as temperaturas despencam — e vão ficar assim até o fim de semana, se as previsões se confirmarem. Os modelos indicam que várias cidades gaúchas devem ter mínima entre -1°C e 2°C.

Apenas na região metropolitana de Porto Alegre e no Litoral a temperatura é um pouco maior. Porto Alegre deve ter mínima, no dia 4, entre 4°C e 5°C. Máxima de apenas 14°C. Na Serra, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela e Gramado devem ter temperatura próxima de 0°C.

O frio também se espalha por todo Centro-Sul do Brasil. As mínimas devem cair em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Até o fim da semana, o frio avança por todo o Sudeste, o Centro-Oeste. Até na Bahia as mínimas podem chegar aos 10°C a partir do dia 5.

Frio ganha ainda mais força em todo RS

Na sexta-feira, a chuva volta ao Rio Grande do Sul, mesmo sem trégua das temperaturas baixas. Uma nova frente fria deve trazer mais frio após sua passagem. Com a soma de frio e chuva, há possibilidade de formação de precipitações invernais: chuva congelante, chuva congelada (queda de pedrinhas de gelo) e chuva e neve ao mesmo tempo.

As mínimas na Serra gaúcha devem ser negativas no sábado, propiciando uma boa chance das precipitações invernais. Lagoa Vermelha e Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, devem ter mínima de -2°C. No restante do Estado, mínimas entre 0°C, no Norte gaúcho, e 3°C, na região Sul. A situação deve se repetir também no domingo.

As temperaturas baixas dominam o fim de semana. Quente mesmo só deve ficar o sistema hoteleiro da Serra Gaúcha com todo esse frio. Somente na segunda-feira que vem (8), é que o frio deve começar a perder força, com a maior parte do Rio Grande do Sul registrando mínimas de 4°C ao amanhecer.