Festival Varilux de Cinema Francês 2019 ocorre de 06 a 19 de junho

O Festival Varilux de Cinema Francês comemora sua décima edição em 2019 exibindo por todo Brasil 16 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa e um clássico. As atividades serão realizadas de  06 a 19 de junho.

No Rio Grande do Sul, a mostra chega às cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e Caxias do Sul.

Na seleção de 2019 destacam-se as seguintes produções: Graças a Deus (Grâce à Dieu), último filme de François Ozon. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano, tem como base uma história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin por seu silêncio sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade por um padre de sua diocese.

A animação Astérix e o Segredo da Poção Mágica , de Alexandre Astier e Louis Clichy, verdadeiro fenômeno, que vendeu cerca de quatro milhões de ingressos na França.

O ambicioso e espetacular filme histórico A Revolução em Paris (Un Peuple et son Roi) de Pierre Schoeller, que retrata a gênesis da Revolução Francesa.

Essa produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos e custou 17 milhões de euros, reúne um elenco excepcional formado por nomes como Louis Garrel, Adèle Haenel, Izïa Higelin, Gaspard Ulliel, Laurent Lafitte, Olivier Gourmet e Denis Lavant, entre outros.

O clássico desta edição é Cyrano de Bergerac, de Jean-Paul Rappeneau, inspirado na famosa peça de Edmond Rostand. A versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento. O filme, de 1990, já foi visto por cerca de 4, 8 milhões de espectadores na França.

Na capital gaúcha, os cinemas que receberão o evento são o Espaço Itaú de Cinema (Túlio de Rose, 80), o Guion Center (Gen. Lima e Silva, 776), o Cinemark Barra Shopping Sul (Diário de Notícias, 300) e a Sala Redenção (Eng. Luiz Englert, s/n, Campus Central da UFRGS).