Feevale firma convênio com Universidade de Laval, do Canadá

A Universidade Feevale firmou um convênio de cooperação com a Universidade de Laval (Université Laval), de Québec, no Canadá.

Por meio do acordo, estão conveniados os programas de pós-graduação em Materiais e Processos Industriais da Feevale e em Materiais e Engenharia Metalúrgica da instituição canadense.

A parceria viabiliza o intercâmbio de alunos e professores dos mestrados e doutorados, o desenvolvimento de programas e disciplinas conjuntas nos doutorados, a participação de estudantes em cursos de curta duração em ambas as universidades, entre outras possibilidades.

De acordo com o pesquisador do PPG em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale, professor Fabrício Celso, o convênio permite que haja mobilidade tanto docente quanto discente entre as duas universidades, e facilita a realização de projetos de pesquisa em conjunto. “Além dos dois programas conveniados, outros PPGs de ambas as instituições poderão ser beneficiados”, explica.

Saiba mais

Fundada em 1663, a Universidade de Laval é uma instituição comunitária, tendo sido a primeira a oferecer ensino superior de língua francesa em Québec, no Canadá e na América do Norte.

Suas pesquisas abrangem uma grande variedade de áreas, desde novos materiais, neurociências, música e ciências sociais. Foi em 2013 que se iniciou a colaboração entre a Universidade Feevale e a Universidade de Laval, por meio do projeto Desenvolvimento de membranas aniônicas para eletrodiálise, que buscou produzir uma tecnologia nacional para o tratamento de efluentes.