Essencial Care participa da Expo 2019

A Essencial Care – assistência e internação domiciliar – vem, ao longo dos três últimos anos, passando ao largo da crise econômica brasileira, e participa da ABF Franchising Expo 2019, que acontece em São Paulo, de 26 a 29 de junho com expectativa de bons resultados de negócios, considerando os dois modelos de investimento disponíveis: Standard e Prime, com valores a partir de R$ 36 mil.

A presidente da empresa, Clair Silveira, informa que para este ano o crescimento em relação a 2018 deve bater a casa dos 29,5% e para o próximo exercício – considerando uma projeção conservadora – a estimativa é de 32%.

Com matriz em Porto Alegre e uma filial em Joinville (SC) a Essencial Care, empresa gaúcha de home care, também trabalha com planos de expansão, prevendo a abertura de mais cinco unidades franqueadas até o final de 2019 que deverão se juntar às atuais em SC, PI, BA, DF e em Agudo, no interior gaúcho.

A justificativa para o desempenho positivo, conforme Clair, deve-se a três fatores: forte estratégia comercial junto às operadoras de saúde, envelhecimento da população e falta de leitos hospitalares.

Segundo dados do Ministério da Saúde houve um crescimento de 5% no número de empresas do segmento de home care no comparativo do primeiro trimestre de 2019 em relação ao último de 2018. Além disto, a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP) dá conta de que home care é o segmento da área da saúde que mais cresce no Brasil – 34,9% em 2017.

Paralelamente, estudos apontam mudanças no comportamento dos planos de saúde, já que o atendimento domiciliar reduz os custos na ordem de 30 a 50% comparados à internação hospitalar. Por outro lado, o envelhecimento da população e as decorrentes doenças crônicas fazem do home care a opção mais adequada para oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Por fim, o sistema de saúde brasileiro perdeu, nos últimos dez anos (2008/2018), 23.091 leitos hospitalares.