Privatização da Trensurb deve ocorrer em 2021, avalia governo

De acordo com o documento, a publicação do edital de privatização da Trensurb deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021.

A privatização da Trensurb deve ocorrer em 2021 ou 2022, conforme decisão do Conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) da Presidência República. A venda dos ativos da União está em estudo dentro do PND (Programa Nacional de Desestatização).

A resolução nº 60, de 8 de maio deste ano, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) opina pela qualificação de duas estatais de transporte para serem vendidas. Além da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.), a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), também deve ser vendida à iniciativa privada.

De acordo com o documento, a publicação do edital de privatização da Trensurb deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021. Já o leilão da companhia está previsto para ocorrer no segundo semestre do mesmo ano.

Hoje a passagem da Trensurb custa R$ 4,20. A empresa opera 40 trens (15 ainda em processo de integração à frota) em uma única linha de 43,8 quilômetros. São 22 estações, que atendem seis municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Já o edital da CBTU está previsto para o segundo semestre de 2021. O leilão deve ocorrer no primeiro semestre de 2022, conforme o governo. A empresa atua com a operação de linhas ferroviárias nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal.

A resolução diz ainda que a decisão sobre a venda das duas empresas se baseou em vários motivos. Na justificativa, ganham destaque “a importância de ampliar as necessidades de investimentos e emprego no país”. E “de estimular o crescimento da economia por meio de ações que ampliem e melhorem a infraestrutura e os serviços voltados para a população”.