Copa América: Brasil encara Paraguai em primeira “decisão”

A Seleção Brasileira enfrenta o primeiro desafio eliminatório na Copa América nesta quinta-feira (27), às 21h30, diante do Paraguai, na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS). A equipe comandada pelo técnico Tite, desfalcada de Richarlison (com caxumba), de Fernandinho (contundido) e Casemiro (suspenso), tem pela frente um antigo algoz, o Paraguai. O rival eliminou o Brasil nos torneios de 2011 (na Argentina) e de 2015 (no Chile). Nas duas ocasiões, a derrota ocorreu também nas quartas-de-final e nos pênaltis.

Para afastar a possibilidade de uma despedida precoce, o comandante da Seleção pediu concentração total aos jogadores depois de golear o Peru por 5 a 0. “Jogo decisivo. Margem de acerto tem que ser alta, de características mentais muito fortes, concentração e foco altíssimos. Temos que estar preparados para as situações que o jogo pedir, saber interpretar o jogo e muito cuidado com a bola parada”, considerou Tite em entrevista para o site da CBF.

Para suprir os desfalques, Allan entra no lugar de Casemiro, e Gabriel Jesus foi mantido no ataque na vaga que era de Richarlison. O time chegou a jogar com essa formação na fase de classificação. Nos três primeiros jogos, o Brasil venceu duas vezes (Peru e Bolívia) e empatou uma (contra a Venezuela).

Já o Paraguai não venceu ainda na competição. A equipe adversária perdeu da Colômbia (1 a 0) e só empatou com Catar (por 2 a 2) e com a Argentina (por 1 a 1). O lado positivo é a boa fase do goleiro Gatito Fernández, que pode ser arma para uma eventual disputa de pênaltis. Na primeira fase, classificou-se em terceiro e, por isso, caiu de novo no caminho do Brasil.

Prováveis escalações:

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Allan, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Everton. Técnico: Tite

Paraguai: Gatito Fernández; Piris (Escobar), Gómez, Balbuena (Alonso) e Arzamendia; Rodrigo Rojas, Richard Sánchez; Oscar Romero (Matias Rojas) e Derlis Gonzalez; Almirón e Óscar Carozo (Santander). Técnico: Eduardo Berizzo

Arbitragem: Roberto Tobar, auxiliado por Christian Scheimann e Claudio Rios, com Julio Bascuñan no VAR (todos chilenos).