Começa temporada para avistar Baleia Franca em Santa Catarina

A Rota da Baleia Franca reúne roteiros turísticos dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba (SC). É o único berçário de Baleias Franca do país e um dos únicos lugares do mundo onde você pode ver as baleias e seus filhotes de perto, em algumas trilhas, costões e até em praias da região, pois a espécie tem comportamento costeiro, e fica muito próxima às praias.

A temporada vai de julho a novembro, época em que elas migram da Antártida em busca de águas mais quentes e calmas para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes em SC. Na temporada de 2018, foi registrado o número recorde de 230 baleias.

Integrando a região turística denominada Encantos do Sul, a Rota da Baleia Franca é um destino de ecoturismo que engloba a observação de baleias, a Pesca com Auxílio dos Botos – que acontece o ano todo e que é única no Brasil e intitulada Patrimônio Imaterial e Cultural de Santa Catarina, belezas naturais e praias intocadas, Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN, engenhos de farinha, comunidade quilombola, pousadas reconhecidas internacionalmente e gastronomia rica em frutos do mar.

Roteiros para observar baleias:

Em Safáris realizados por nas agências de turismo e receptivo da região, que levam os turistas até os principais berçários da baleia, além de trilhas guiadas e visita aos institutos de preservação locais.

Saiba mais sobre a RBF:

Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto do Sebrae e do Governo no Estado de Santa Catarina, com apoio da Encantos do Sul, dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba e ICMBio. Hoje o projeto é coordenado pelos Empresários, através da Federação das Associações Empresariais de SC – FACISC, prefeituras e instituições.

Mais informações e contatos no site da Rota da Baleia Franca http://rotabaleiafranca.com.br/receptivos/