Começa mudança de famílias da Vila Nazaré para novo loteamento em Porto Alegre

As primeiras famílias da Vila Nazaré foram reassentadas nesta sexta-feira (21), no Loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi. As primeiras quatro mudanças foram de pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção.

A moradora Vera Regina Monteiro, a primeira a chegar no novo residencial, era só felicidade. “Que alegria! Finalmente na minha casa. Agora vou comprar um armário novo, quero ver minhas coisas todas arrumadinhas, tudo organizado”, comemora. “Um sonho realizado. Agora vou poder até andar de ônibus e passear. Aqui eu não tinha como sair”, explica a moradora, que é cadeirante.

A Fraport, concessionária que atua no Aeroporto Salgado Filho, concedeu voucher-compras no valor de R$ 2 mil para as famílias adquirirem móveis ou utensílios para as novas moradias.

Os moradores receberão também uma cartilha criada pela Fraport, Caixa Federal e Demhab com  informações básicas para as famílias que serão reassentadas. A peça inclui a planta das casas e apartamentos, dicas de cuidado com a nova unidade, telefones úteis da região, tarifas sociais e de descarte sustentável de lixo.

Agentes comunitários do Demhab (Departamento Municipal de Habitação) acompanharam o processo de mudança. As primeiras mudanças transcorreram com tranquilidade.

Assim que as antigas casas ficam vazias, serão demolidas para evitar futuras invasões. João Alberto Reck de Souza foi o segundo morador a estar pronto. “Até o inicio da tarde queremos estar na casa nova. Isso é muito bom. A gente precisava sair daqui”, afirma.

Desocupação

A assinatura dos contratos com 112 famílias foi realizado na quarta-feira (19), e na próxima semana, mais 16 famílias assinam os contratos, totalizando 128, da primeira etapa de mudanças. Assim, será possível a continuidade das obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.

Em abril foram realizados os sorteios das casas para as pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. Os  apartamentos serão para as 128 famílias que farão a mudança ainda no mês de junho.

A Prefeitura oferece dois empreendimentos e a transferência será  em duas etapas. A primeira com 128 famílias transferidas para o condomínio Senhor do Bom Fim. A segunda etapa, até o final do ano, disponibiliza unidades para mais 236 famílias no Senhor do Bom Fim e 936 no condomínio Irmãos Maristas, que está em fase final de construção.

Conforme a Prefeitura, há trabalho para assegurar, nos dois empreendimentos, as famílias tenham acesso à creche, escola e posto de saúde. Ambos os empreendimentos também terão unidades comerciais, para aqueles que já possuírem estabelecimentos na Vila Nazaré.