Brasil empata em 0 a 0 com Paraguai e avança com Alisson pegando pênalti

Foi difícil mas enfim o Brasil conseguiu vencer o trauma das edições passadas da Copa América e passou para as semifinais da competição ao eliminar o Paraguai nos pênaltis. Jogando na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o time comandado por Tite tentou e tentou mas não conseguiu marcar nenhum gol no tempo normal e, com o empate em 0 a 0, precisou das penalidades para passar à próxima fase. O placar das cobranças foi de 4 a 3 para os brasileiros.

O ambiente na noite de quinta-feira era propício para o triunfo canarinho na capital gaúcha pois, apesar de não estar completamento lotado, o estádio gremista acolheu torcedores entusiasmados e bastante confiantes com o desempenho do time. Um dos principais alvos da empolgação que vinha da torcida foi Éverton, jogador tricolor que ganhou vaga entre os titulares após ótimas atuações na primeira fase.

Mas a animação deu lugar a algumas vaias dos torcedores ao final do primeiro tempo. Os 45 minutos iniciais não foram nada bons e o Brasil não conseguiu se impor em campo. As jogadas de Coutinho, Firmino e Gabriel Jesus não conseguiam vencer a defesa paraguaia e até mesmo Éverton se mostrou abaixo do esperado.

Na segunda etapa as coisas foram diferentes. O time de Tite foi para cima e empilhou boas situações para marcar. Principalmente após a expulsão de Balbuena. Com um a menos no jogo, o Paraguai ficou ainda mais recuado e a partida se tornou uma repetição de tentativas frustadas dos avantes brasileiros para conseguir vencer o excelente goleiro Gatito Fernández.

Com o 0 a 0 no tempo normal a vaga na semifinal precisou ser definida nas cobranças de pênaltis. Logo na primeira batida dos paraguaios, Alisson pegou o chute de Gustavo Gómez. Seguiram-se as cobranças e Willian, Marquinhos e Coutinho marcaram para o Brasil até que Firmino bateu para fora. A sorte brasileira estava em dia pois após o erro canarinho o paraguaio Derlis González também desperdiçou errando a goleira brasileira. Coube então a Gabriel Jesus, de fraca atuação durante o tempo normal, bater com categoria a última penalidade e classificar a Seleção Brasileira para a semifinal.

Agora, os comandados de Tite esperam Argentina ou Venezuela, que se enfrentam nesta sexta-feira, para saber quem será seu adversário no caminho à final da Copa América.