Boaventura de Sousa Santos participa de debate em Esteio

Aproximadamente 150 pessoas estiveram, no domingo (16), na casa da Cultura Hip Hop de Esteio, debatendo com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

O pensador veio ao Rio Grande do Sul lançar obras e participou do debate “Ecologia dos Saberes”, abordando a questão do compartilhamento de saberes acadêmicos e não acadêmicos, reforçando a necessidade de diálogo e interação social.

O encontro fez parte da programação do mês de junho, que concentra ações de combate ao trabalho infantil, e tem apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Também integrou o calendário do curso de extensão “Pedagogias do Sul Global”, realizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP/RS), pela Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (A.C.H.E.) e pelo Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), constituindo o primeiro ato da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS).

Boaventura é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.