BM prende mais de 50 em ação para desobstruir garagem em Porto Alegre

O caso ocorreu por volta das 6h da manhã, em frente da VTC (Viação Teresópolis-Cavalhada). As linhas de ônibus da empresa atendem parte da zona sul de Porto Alegre.

Ao menos 54 pessoas foram presas em uma ação da Brigada Militar na manhã desta sexta-feira (14) em Porto Alegre. O grupo estava em frente a uma garagem de ônibus e foi detido após, conforme a BM, ter jogado pedras nos policiais.

O caso ocorreu por volta das 6h da manhã, em frente da VTC (Viação Teresópolis-Cavalhada). As linhas de ônibus da empresa atendem parte da zona sul de Porto Alegre. Pouco antes, o mesmo grupo havia impedido a circulação dos coletivos das empresas Trevo e Restinga.

Conforme a BM, os detidos estavam impedindo a saída dos coletivos da garagem da VTC. Eles montaram um piquete em frente do portão principal. A Brigada Militar afirma que tentou liberar a passagem dos coletivos de forma pacífica.

No entanto, não houve acordo. Os integrantes do grupo teriam começado a realizar atos de vandalismo. Pedras teriam sido jogadas contra os policiais. Os agentes revidaram cercando o grupo e realizando a prisão em massa. Alguns integrantes da manifestação acabou ferida com balas de borracha.

Ao todo, 54 pessoas foram detidas. Os feridos foram antes ao HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Porto Alegre.  Os demais foram colocados dentro de um coletivo da própria VTC e encaminhados ao Palácio da Polícia, no Centro de Porto Alegre. Os detidos serão fichados na 2ª DP (Delegacia de Polícia), no bairro Menino Deus.

A circulação de coletivos na zona Sul de Porto Alegre já foi normalizada, conforme a EPTC.

Confusão em Cachoeirinha

Na cidade de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, um outro bloqueio também foi dispersado pela Brigada Militar. A ação ocorreu por volta das 5h da manhã, na portaria da Transcal, que atende as linhas intermunicipais.

Conforme a corporação, um grupo havia colocado correntes no portão da empresa. Houve uma tentativa de liberar o tráfego dos coletivos. No entanto, não houve acordo e o Batalhão de Choque foi acionado para dispersar o movimento.

Os policiais militares usaram bombas de gás lacrimogênio contra o grupo que bloqueou a garagem. Eles se dispersaram e os brigadianos puderam serrar a corrente que impedia a abertura do portão. Logo depois, os coletivos voltaram a circular.

O presidente do sindicato dos municipários de Cachoeirinha foi detido. Ele foi acusado de desobediência e foi levado até uma delegacia.

Erramos: Ao contrário do informado na reportagem, os presos foram encaminhados à 2ª DP (Delegacia de Polícia), no bairro Menino Deus e não para a 2ª DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) no Palácio da Polícia.