Aspeur e Feevale completam 50 anos nesta sexta-feira

Aspeur e Feevale completam 50 anos nesta sexta-feira

Nesses 50 anos, a Feevale se colocou entre as melhores e mais inovadoras universidades do Brasil. Estabeleceu importantes parcerias nacionais e internacionais. Hoje, os convênios englobam 123 instituições, em 27 países. Tratam-se de instituições estrangeiras com referência em Educação, como é o caso da Finlândia.

Mas as demandas regionais são a razão da Feevale, que reforçou sua presença em 10 municípios gaúchos com a instalação de polos em Campo Bom, Esteio, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Nova Petrópolis, Parobé, São Sebastião do Caí e Sapiranga (além da unidade na China, que contempla, principalmente, moradores do Vale do Sinos que emigraram). As unidades servem de apoio para os estudantes matriculados em cursos EAD, por meio da Feevale Digital.

Jantar

Para marcar a trajetória de meio século, comemorada nesta sexta (28), será realizado um jantar com fundadores da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da universidade, gestores da Feevale, autoridades e representantes de universidades estrangeiras. O evento é na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.

Livro do Cinquentenário

No jantar, será entregue á comunidade o livro que conta toda sua história: Aspeur/Feevale: 50 anos de uma trajetória comunitária. A obra aborda a fundação da Aspeur, em 1969, e da universidade.

Segundo o presidente da Aspeur, Roberto Cardoso, não há como separar mantenedora da mantida porque cresceram em conjunto. “Unidas, formaram a universidade que hoje é referência. Nessas cinco décadas ultrapassamos os limites do Vale do Sinos. Hoje são três campus entre Novo Hamburgo e Campo Bom. Conquistamos o mundo com parcerias internacionais, além da Feevale Digital, com 10 polos no RS e, recentemente, em Dongguan, na China”, destaca.

Cardoso relata que acompanhou todo o processo de formação da Feevale. “Nos anos 1960, os empresários locais perceberam que os filhos estavam indo para outras cidades para cursar ensino superior. A partir daí começou a mobilização da comunidade. Em 28 de junho de 1969, exatos 50 anos, foi fundada a Aspeur, dando origem à universidade. Foi adquirida a Escola São Jacó, posteriormente cedida para a Feevale.”

O presidente acrescenta que em 1970 eram quatro cursos, passadas cinco décadas, a universidade conta com 56 cursos de graduação, 40 de especialização e MBA, nove de mestrado, e cinco cursos de doutorado. “Temos como principal pilar a inovação.” Como exemplos disso, cita a instauração da Feevale Techpark, Hub One e Feevale Digital.

De acordo com ele, “a Aspeur/Feevale se mantém com olhos no presente e no futuro”. “O mundo se transforma muito em 50 anos. É muito importante que nossa instituição acompanhe essas mudanças. À medida que o mundo evolui novas profissões surgem. Como uma universidade empreendedora e inovadora temos que acompanhar essa evolução. Uma prova disso é que nós fomos pioneiros em quiropraxia e precursores em medicina na região do Vale do Sinos.”

Compromisso

Nos diferentes níveis de ensino em que atua, a Feevale tem o compromisso de promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. “A gente olha para frente, pensando como seremos daqui a 50 anos”, explica o reitor Cleber Prodanov.

“O panorama da educação no Brasil e no mundo vem se modificando radicalmente com as novas tecnologias e necessidades de novas metodologias. A maneira como aprendemos não é como se ensina no século XXI. As carreiras profissionais de hoje não serão as do futuro.”

Pensando nisso, ou melhor, buscando antever necessidades do mercado a Feevale já se coloca como uma liderança nesse processo de modernização. “Eu uso a frase educação do século XXI para alunos do século XXI. Num movimento interno, readequamos os currículos. Estão mais enxutos, mais práticos, com mais integração com empresas, mercados e sociedade. Tiramos os alunos da sala de aula, colocamos o mundo como sala de aula.”

Prodanov cita, como movimento externo, a criação do curso de engenharia biomédica, na qual surge uma nova carreira. “Nele será trabalhado novos insumos para saúde, questões de longevidade e qualidade de vida”.  Por outro lado, “há projetos de cursos importantes, mesmo tradicionais, como medicina, medicina veterinária que ainda têm um mercado muito necessitado”, avalia.

Outro ponto importante para o reitor é o trabalho prestado pela Feevale de construção de um novo perfil de profissional. “Estamos preparando pessoas com visão empreendedora. Muitos já estão transformando ideias em negócios. Aí entra o nosso parque tecnológico, nossa programação de inovação.”

Ele explica que no futuro teremos trabalho, mas não emprego. “Trabalho é diferente de emprego. O trabalho vai demandar atividades empreendedoras, com pessoas criando seus próprios negócios ou a serviço de organizações onde vão ter que gerar uma atividade diferente de ser só um empregado e cumprir horário.”

Para o reitor, os próximos anos trazem grandes desafios para o setor da educação.

China

Uma das parcerias da universidade é com a Escola Wisdom na China. O polo na cidade de Dongguan foi escolhido em razão do grande número de brasileiros na localidade – principalmente de moradores do Vale do Sinos que foram para o país asiático em razão da reconhecida habilidade e experiência  no setor calçadista.

De acordo com dados do Itamaraty relativos a 2013, residem na China cerca de 11.653 brasileiros. Destes, 4 mil estão na província de Cantão, onde se localiza Dongguan.

A economista e professora da Feevale Lisiane Fonseca da Silva explica que esta cidade é um polo industrial que atua em diversos setores produtivos, entre eles o de calçados e curtumes, “que demandam profissionais que o Vale do Sinos tem com boa qualificação”.

“A Feevale tem um compromisso com a comunidade, e parte dessa comunidade está nesta cidade”, explica Prodanov, para justificar a decisão da universidade.

A Instituição hoje:

– 15 mil alunos em todos os níveis de ensino

– Cerca de 1.400 funcionários e estagiários

– 56 cursos de graduação

– Mais de 40 cursos de especialização e MBA

– 9 mestrados

– 5 doutorados

– 31 grupos de pesquisa, com 160 projetos em andamento

– 11 programas de extensão e 37 projetos sociais, com mais de 50 mil atendimentos ao ano

– Parceria com 123 instituições, em 27 países

– Escola de Aplicação

– 2 câmpus em Novo Hamburgo e 1 em Campo Bom

– Feevale Digital: polos na China (Dongguan) e em 10 municípios: Campo Bom, Esteio, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Nova Petrópolis, Parobé, São Sebastião do Caí e Sapiranga

– Idiomas Feevale: inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e português para estrangeiros

– Feevale Techpark, com unidades em Campo Bom e Novo Hamburgo

– Teatro Feevale, com capacidade para 1.842 pessoas