Aplicativo ajuda na recuperação de carro roubado

O monitoramento das vias internas de Porto Alegre e o auxílio de um cidadão, que fotografou a placa do carro suspeito, ajudou na recuperação de mais um veículo no último domingo (16). O carro, um GM/Celta prata, foi encontrado às 9h44 de domingo no bairro Mario Quintana. A pessoa que desconfiou do carro suspeito utilizou a ferramenta Detetive Cidadão, disponível no aplicativo #EuFaçoPOA.

Detetive Cidadão

Após enviar a imagem pela área Detetive Cidadão do aplicativo #EuFaçoPOA, as informações foram compartilhadas com o sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS) que acionou os órgãos de segurança para providências.

“O caso do veículo localizado é interessante porque ele já tinha sido identificado pelo cercamento eletrônico (pardais e lombadas eletrônicas) no dia 13 de junho. No entanto, ainda não havia sido localizado até este domingo, quando veio uma denúncia pelo Detetive Cidadão e aí se pode ver onde o veículo estava exatamente, rua Manuel Marquês. Isso comprova que a união entre a participação do cidadão com as câmeras de segurança do município será determinante para a diminuição dos roubos e furtos de veículos na Capital”, afirma o diretor técnico da Procempa, Alexandre Horn.

O app foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), já conta com mais de 25 mil downloads e está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store.

A metade destes downloads do #EufaçoPOA foi feita no mês de junho, quando a prefeitura começou a divulgar o aplicativo por meio de campanha institucional. Além do Detetive Cidadão, as forças de segurança ainda contam com tecnologias desenvolvidas pelo município, como o Hórus, que agiliza o processo de identificação direta e despacho de veículos roubados no cercamento eletrônico. Cerca de 300 agentes já fazem uso deste aplicativo.

Cercamento eletrônico

No primeiro mês de operação do Cercamento Eletrônico, em maio de 2018, foram registrados 37 alertas, sendo que destes oito veículos em situação de roubo/furto voltaram para seus donos. Já em maio deste ano, foram 125 com 41 veículos recuperados. A eficácia do sistema no combate à criminalidade é comprovada, também, na redução do número de ocorrências policiais. Em abril de 2018, quando a Capital não contava com o serviço, foram registrados 1.048 furtos e roubos de veículos. Um ano depois, caíram para 658, redução de 37%.

O Cercamento Eletrônico começou a ser desenvolvido no ano passado e conta com 93 locais com sistema de reconhecimento de placas, 162 pistas monitoradas, 115 por pardais, 47 por lombadas eletrônicas e 25 câmeras de monitoramento com capacidade de captura de placas. Atualmente, monitora em média 850 mil placas por dia, cerca de 25 milhões/mês, com um índice de alerta diário de cinco veículos furtados ou roubados/identificados. O Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre e o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) do Estado monitoram os alertas.