Trend Store Senac, a loja do futuro na Feira Brasileira do Varejo

Vitrine e espelho interativos, provador inteligente, realidade aumentada e virtual, marketing olfativo, robótica, iluminação dinâmica e opção de pagamento digital são algumas alternativas da loja do futuro.

Uma unidade equipada com mais de 20 tipos de tecnologias foi montada pelo Senac-RS, pela primeira vez, na Feira Brasileira do Varejo (FBV).

A Trend Store Senac foi apresentada, nesta terça-feira (28), na abertura da FBV, que está sendo realizada na Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, até o dia 30.

O espaço de 120 metros quadrados traz inúmeras invenções para auxiliar lojistas e consumidores. Todo o processo, desde a fachada, com vitrines interativas, estoque e até provadores estão conectados e digitais. A interatividade e navegação proporcionam tanto ao empresário quanto ao cliente uma experiência facilitada e ágil.

Câmeras instaladas permitem, por exemplo, o conhecimento do consumidor por meio do seu rastro digital: pelo celular é possível saber se é a primeira vez que o cliente entra na loja. Ondas de calor apontam qual seção ele mais frequentou, permitindo assim um melhor entendimento das necessidades e, consequentemente, do atendimento.

As marcas Yuool, Spirito Santo, Juliana Sanmartin e Chocólatras são as responsáveis pela experiência de consumo no estande.

Segundo José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS, por meio da Trend Store a instituição cumpre seu objetivo de trazer soluções para o comércio de bens, serviço e turismo. “O nosso compromisso é educar e capacitar para o setor e, ao investir em um ambiente de inovação como este, estamos atendendo necessidades e acompanhando as mudanças do mercado”, comenta.

Para ele, a loja é uma experiência que pode ser vivida por quem quer melhorar seu negócio, capacitar suas equipes e oferecer atendimento e produtos de qualidade para seus clientes. “Tecnologia se tornou o meio para facilitar a compra do consumidor que ocupa seu devido lugar como protagonista”, completa.

Provador inteligente, traz informação do produto levado para dentro da cabine, como tamanho, cor, unidades em estoque. Também permite ao usuário pedir todas essas alternativas diretamente pelo espelho Touch Screen. Foto: Agora no RS

Veja as tecnologias disponíveis na Trend Store Senac:

Robô dá boas-vindas aos visitantes. Foto: Agora no RS

– Robô de autoatendimento – Robios

Robô social de atendimento presencial

Empresa: Human Robotics (Robótica e inteligência artificial)

– Vitrines e espelhos interativos

– Provador inteligente

Interatividade e navegação com um simples toque. Proporciona ao consumidor uma experiência de compra exclusiva.

Empresa: ICX Labs (Soluções ominichannel em produtos IoT)

– Software Gestão de Loja / Omnichannel

– Planejamento de Compras

– Pickup Stores

Tecnologia de base e que conecta todas as soluções da loja. OTB (planejamento e distribuição de compras), RFID (rastreabilidade, agilidade, confiança e acuracidade de estoques), venda móvel e painel de indicadores.

Empresa: Cake ERP (Sistema de gestão de loja)

– Identidade Sonora e playlist personalizadas para varejo

Usa inteligência de dados e curadoria musical na criação da melhor experiência para clientes e colaboradores no PDV.

Empresa: Bananas Music Branding (Curadoria musical)

– Display Touch Screen

Catálogos interativos para o varejo. Em telas touchscreen, traz informações dos produtos para as lojas físicas.

Empresa: Aqua Multitoque (Catálogos interativos)

– Inventário Mobile

– Tecnologia RFID

– Smart List (Gestão Vendedores)

BussinessShop que reúne PDV, retaguarda, estoques integrados, RFID, dezenas de relatórios para o controle do seu negócio, vendas mobile, gestão dos vendedores e representantes, etc.

Empresa: Server (Softwares para varejo)

– Pagamento digital

– Soluções Big Data (CPD)

Apresenta soluções em meios de pagamento, relacionamento com o cliente, marketplace phygital e aplicativos.

Empresa: 4all (Hub de transformação digital)

– Realidade Virtual e Aumentada

Através do uso da realidade virtual o cliente será tele transportado para um ambiente imersivo em 360°, onde será impactado por informações sobre a marca e produto, sendo possível interações em tempo real.

Empresa: PLAN XP (Experiências interativas e realidades estendidas)

– Software Marketing Digital

Plataforma Gerentes Digitais, tecnologia focada no conceito Online-to-Offline (O2O). Propõe o empoderamento dos gerentes das lojas ou unidades físicas para se comunicarem diretamente com seus clientes locais no mundo digital (Google e Facebook).

Empresa: Bornlogic Tecnologia (Gestão de mídia digital)

– Plataforma digital Varejo (site e app)

As ideias e projetos convertem o complexo em simples, e ajudam empresas arrojadas a superar limites e descobrir novos valores, onde pessoas, negócios e tecnologias se encontram.

Empresa: Younner (Projetos digitais)

– Iluminação Sustentável e Inteligente

Sistema de iluminação dinâmica que tem como objetivo ajustar o relógio biológico e equilibrar o metabolismo. O ajuste do ciclo da luz é programado através de um controlador eletrônico, determinando o tempo de cada temperatura de cor de luz, assim como sua intensidade.

Empresa: Luxion (Sistemas de iluminação)

– Vitrines em Led

– Paineis Holográficos

A Master Leds conta com tecnologia de alta definição em diferentes tamanhos, indoor e outdoor, proporcionando qualidade de imagem e definição de contraste, mais brilho e design.

Empresa: Master Leds (Painéis de Led full HD)

– Identidade Olfativa de Loja

Responsável por desenvolver identidade Olfativa com um cheiro exclusivo para a loja.

Empresa: LiliScent (Marketing Olfativo)

– Solução Big Data (CDP)

Permite a utilizacão de dados para se relacionar de forma ultrassegmentada com seus clientes.

Empresa: Iris

– Infraestrutura tecnológica

Tecnologias inovadoras para suporte e digitalização do varejo.

Empresa: Logicalis

– Arquitetura de rede

Disponibiliza soluções para criar uma infraestrutura sólida que permite ao varejista transformar o seu negócio e ofertar uma melhor experiência para os seus associados e clientes.

Empresa: CISCO