TozziniFreire lança o TFAfro

Promover a inclusão e o desenvolvimento de profissionais negros em TozziniFreire Advogados é o propósito do grupo de afinidade racial TFAfro, iniciativa criada e anunciada pelo escritório em maio.

Com profissionais divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas, Brasília (DF) e Nova York, o TFAfro terá como objetivo quatro pilares: discutir a discriminação racial e a pequena participação de negros no mercado jurídico; propor ações de boas práticas, que promovam a inclusão e o aumento de profissionais negros no Direito corporativo; compartilhar experiências no ambiente de trabalho e, por fim, aprofundar o conhecimento sobre a temática racial entre os funcionários.

Segundo Kenneth Ferreira, sócio do escritório, o tema é urgente e um caminho inicial está sendo trilhado. “Não sabemos tudo e não temos uma fórmula a ser seguida, muitas respostas ainda estão por vir e todos estão convidados a fazer parte dessa trajetória”, diz o advogado.

O primeiro passo é formar um grupo que terá espaço para conversas bimestrais. “A intenção é trazer sensibilização, informação e formação sobre a temática, criando um espaço de acolhimento em que todos possam propor ações, como sugestões para eventos, campanhas de comunicação, principais temas de discussão e convidados”, explica Fernando Serec, CEO de TozziniFreire.

O TFAfro é fruto de uma série de trabalhos que TozziniFreire vem desenvolvendo internamente dentro do programa TFInclusão, que já promoveu debates a respeito da equidade racial em escritórios de advocacia e colocou em prática ações de inclusão.

O escritório apoia o projeto Incluir Direito, iniciativa do CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados), do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Universidade Presbiteriana Mackenzie; é membro da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero; e participa da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, grupo composto por nove grandes escritórios de advocacia do Brasil e pela FGV Direito-SP.