Top of Mind destaca marcas gaúchas

A pesquisa Top of Mind 2019, iniciativa do Grupo Amanhã, realizou a cerimônia de premiação dos agraciados na noite de quinta-feira (23), na Sogipa. A premiação, que é realizada há 29 anos, e considerada a mais importante pesquisa de lembrança de marcas do Estado, tornou-se referência para os gestores das empresas e instituições gaúchas. Entre os destacados estiveram as empresas Tintas Renner, Doce de Leite Mu-Mu e Água da Pedra, além da Coca-Cola, Gerdau e Tramontina, que este ano ficaram mais próximas na votação.

Categoria Tintas

Pelo 29° ano consecutivo, a Tintas Renner foi a marca mais lembrada pelos gaúchos na Categoria Tintas. Realizado pela Revista Amanhã, em parceria com a Engaje Pesquisas, o Prêmio ouviu milhares de gaúchos entre fevereiro e março deste ano. Com 47,2% do percentual de lembrança do público, a marca manteve a liderança na categoria “Tintas”.

“São mais de duas décadas sendo a marca de tintas mais lembrada no Rio Grande do Sul. A Tintas Renner se orgulha em receber este prêmio mais uma vez e comemora esta relação de confiança com o povo gaúcho”, destaca o Diretor de Negócios Arquitetônicos da América do Sul da Tintas Renner, Guilherme Mendes.

A permanência da marca Tintas Renner como destaque na premiação é o resultado da proximidade e da comunicação com o seu público, seja pintor profissional, lojista ou consumidor, acredita a empresa. A estratégia fortalece a imagem da marca na mente do público por tanto tempo com produtos e serviços, que são reconhecidos no segmento.

Outro ponto importante foi o compromisso com os profissionais que trabalham no ramo da construção civil e com os seus funcionários. Por meio de cursos e treinamentos de aperfeiçoamento de técnicas, a empresa oferece capacitação para que o trabalho desses profissionais seja desenvolvido da melhor forma possível, consolidando a preferência pela Tintas Renner também entre esses profissionais e aprimorando a experiência de compra e uso do consumidor de tintas.

“Investimos constantemente na qualificação dos profissionais envolvidos na cadeia da pintura, como pintores, estudantes, arquitetos, vendedores, entre outros. Tudo isso para a valorização do segmento e por uma entrega de produtos e serviços dentro da expectativa de um mercado cada vez mais exigente”, comenta Mendes.

Com essas iniciativas, a marca busca estar cada vez mais próxima de seus consumidores buscando oferecer a melhor experiência de compra para proteger e embelezar as superfícies dos mais diversos ambientes, oferecendo mais de duas mil cores presentes no leque da PPG Tintas Renner, o The Voice of Color. A Tintas Renner possui mais de 100 Centros de Pinturas em funcionamento espalhados pelo Brasil.

Em um palco com fundo vermelho e projeção da marca destacada, lê-se a categoria Tintas e depois Tintas Renner. Dois homens seguram um certificado e, no canto, lê-se Top of Mind Amanhã RS 2019.

Doce de Leite

Pelo terceiro ano consecutivo, desde a inclusão da categoria na pesquisa, a marca de doce de leite Mu-Mu, da Neugebauer, foi vencedora do prêmio Top Of Mind, com o percentual de lembrança de marca de 54,1%. A empresa obteve crescimento de 2,0% em relação a 2018.

Para Sérgio Copetti, Diretor Comercial da Neugebauer, a lembrança do público gaúcho demonstra uma relação de afetividade com a marca. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Ele mostra que estamos no caminho certo, investindo em qualidade e proporcionando uma experiência de consumo diferenciada para nossos clientes. Esta premiação reforça o nosso grande vínculo com o Rio Grande do Sul.”

Em cerimônia de premiação que aconteceu na noite desta quinta-feira (23), a marca de doce de leite Mu-Mu recebeu o seu terceiro troféu. Criado em 1945, o tradicional Mu-Mu é sinônimo de qualidade e tradição no Estado. Essencialmente, é uma marca que acompanha as famílias inspirando confiança e alegria. Além disso, possui como âncora a qualidade do produto para atender o público gaúcho, exigente e fiel às suas tradições.

Além do já tradicional Mu-Mu Doce de Leite, a marca conta ainda com o Mu-Mu Chocolate, que contém um toque do chocolate Neugebauer. Além disso, a tradicional marca da vaquinha, que é sinônimo da categoria no estado, já conta com uma presença relevante e crescente nos demais estados do Sul e Sudeste do país, dando continuidade e exportando sua história de sucesso.

Em um palco com fundo vermelho e projeção da marca destacada, lê-se a categoria Doce de Leite e depois Mu-Mu. Um homem e uma mulher seguram um certificado e, no canto, lê-se Top of Mind Amanhã RS 2019.

Água Mineral

A Água da Pedra foi a marca mais lembrada pelos gaúchos na categoria Água Mineral da pesquisa Top of Mind 2019, pelo quinto ano consecutivo. A premiação ocorreu na noite de quinta-feira, 23, no principal salão da Sogipa, em evento bastante concorrido, que reuniu lideranças políticas e empresariais e profissionais do marketing e da comunicação. O prêmio foi entregue ao diretor administrativo e financeiro da Fruki, Júlio Eggers. O levantamento registrou ainda que a marca Fruki assumiu a segunda colocação na categoria Refrigerante.

Presente na cerimônia, o presidente do Conselho Consultivo da Fruki, Nelson Eggers, destacou a importância deste reconhecimento. “Recebemos este prêmio com muito orgulho, porque a Água da Pedra é um case exemplar dentro da empresa. Ela foi lançada há 17 anos e, em 12 anos, já se tornou líder do segmento no Rio Grande do Sul”, explicou. O empresário também ressaltou o crescimento da Fruki entre as marcas de refrigerantes mais lembrados do Estado, ultrapassando marcas internacionais.

Na pesquisa Top of Mind 2019, a Água da Pedra foi lembrada por 31,2% dos entrevistados. Tal participação vem crescendo nos últimos anos, o que também é motivo de comemoração. Em 2018, a marca alcançou 29,1% e, em 2017, 27,8%. Importante destacar que a marca lidera a categoria em todas as classes sociais pesquisadas (classe A/B, classe C e classe D/E).

Pesquisa

A pesquisa Top of Mind, realizada pela Engaje, é uma iniciativa do Grupo Amanhã e foi lançada em 1991 com o objetivo de mostrar quais as marcas que estão presentes nos corações e mentes do gaúcho. Desde então, o levantamento é feito com base em rígidos padrões metodológicos. O universo dos entrevistados foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 75 anos, de todas as classes sociais. A amostra foi de 1,2 mil entrevistados, o que garante um grau de confiança de 95%, com margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas no período de 15 de fevereiro a 20 de março.

Novidade

Para este ano, o prêmio Top Of Mind está com uma novidade. O Grupo Amanhã realizou a pesquisa “Love Brands”, que representa as 20 marcas mais amadas pelos gaúchos em um ranking geral. Já na estréia, a Tintas Renner alcançou o 6º lugar com 48,2% do percentual de lembrança. “Love Brand” é o termo criado em referência às marcas que ultrapassam as barreiras da relação cliente/empresa, passando a ser essenciais na vida do consumidor.