Temporais com granizo e chuva intensa atingem cidades do RS neste domingo

Várias cidades gaúchas tiveram registro de tempestades com vento, chuva intensa e até granizo. Não há registro, até às 17h, de danos em residências.

A previsão de temporais neste domingo (5) em regiões do Rio Grande do Sul se confirmou. Várias cidades gaúchas tiveram registro de tempestades com vento, chuva intensa e até granizo. Também há registro de queda no fornecimento de energia elétrica

As cidades mais atingidas, até o momento, pelas tempestades foram Lajeado, no Vale do Taquari, e Sapiranga e Campo Bom, no Vale do Paranhana e Sinos. Nestas, houve queda de granizo pontual.

Conforme o Corpo de Bombeiros de Campo Bom, ao menos quatro casas foram destelhadas na cidade: duas no bairro Mônaco e outras duas no Operário. Em Sapiranga, conforme a Prefeitura, casas foram danificadas nos bairros Floresta e São Luiz. No entanto, um levantamento dos prejuízos não foi fornecido à reportagem até às 20h25 de domingo.

Já na Capital Nacional do Calçado, Novo Hamburgo, a Prefeitura registra queda de árvores e destelhamentos por causa do vento. Os números dos estragos ainda não foram contabilizados. Conforme a PMNH, “alguns bairros ainda permanecem sem energia elétrica. A Defesa Civil está fazendo vistorias e entregando lonas” aos atingidos.

A RGE Sul, responsável pelo abastecimento de energia elétrica na região, disse que “está trabalhando para restabelecer [o fornecimento d]a energia”. No entanto, a empresa não informou quantas instalações estão sem luz.

Entardecer mais cedo

Por volta das 16h50 da tarde, nuvens escuras chegaram Porto Alegre. A tarde escureceu bem mais cedo, por causa da chuva intensa. A tempestade veio acompanhada de raios e vento moderado. Minutos antes, a Defesa Civil de Porto Alegre havia alertado para risco de chuva moderada a forte e trovoadas isoladas.

Até às 17h, a chuva em Porto Alegre era moderada. Bem diferente da sexta-feira, quando um temporal na hora do rush alagou ruas e complicou o retorno para casa dos moradores.

Veja vídeos do temporal